Fundação João Pinheiro abre inscrições para a 13ª edição do Prinagem

Municípios interessados devem se inscrever de 8 a 14 de junho

Fundação João Pinheiro (FJP) recebe entre os dias 8 e 14 de junho inscrições para a 13ª edição do Programa de Internato em Administração e Gestão Municipal (Prinagem).

O programa de extensão universitária da Escola de Governo da FJP envia os alunos do curso de Administração Pública para permanecerem por quatro semanas nos municípios mineiros, desenvolvendo atividades relacionadas à gestão, processos e políticas públicas. Assim, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da gestão municipal, o estudante tem acesso à complexidade dos problemas públicos e a dinâmica das administrações locais e a oportunidade de aprender com os servidores municipais.

Sob a orientação de professores, os alunos estão aptos a atuar na elaboração de leis orçamentárias e planos municipais; assessorar a  elaboração da carta de serviços municipais;  realizar o diagnóstico, mapeamento e proposição de melhorias de processos, especialmente em processos de licitação e compras, convênios e gestão de estoques; propor melhorias de serviços e políticas públicas; realizar o diagnóstico da gestão municipal; ministrar oficinas para servidores, secretários municipais e conselheiros de políticas públicas sobre temas diversos da administração pública; apoiar processos de gestão de pessoas (diagnóstico de clima organizacional e apoio na elaboração do plano de cargos e salários, por exemplo), entre outros.

Inscrições – O programa é aberto aos 853 municípios mineiros e os interessados podem se inscrever entre 8 e 14 de junho. A Chamada de Municípios 001/2022 com todas as informações sobre o programa, inscrições, seleção e responsabilidades dos envolvidos está disponível em https://fjp.mg.gov.br/prinagem/.

Realização do Prinagem O número de municípios selecionados dependerá do número de estudantes que se inscreverem e forem selecionados para participar do programa de extensão. Organizados em duplas, eventualmente em trios, os alunos permanecerão nos municípios de 27 de junho a 22 de julho de 2022.

Números – O Prinagem teve início em 2016 e já realizou 12 edições, sendo 8 presenciais, 1 híbrida e 3 remotas, em 88 municípios, com a participação de 213 estudantes e 18 professores da FJP.