FJP promove discussões sobre o bicentenário da independência do Brasil

Para marcar os 200 anos da independência do Brasil em 2022, a Fundação João Pinheiro, em parceria com o Portal do Bicentenário, vai realizar, em abril e maio, o ciclo de debates Independência, (In)Dependências – rupturas e permanências na cena histórica e contemporânea de Minas Gerais 1822-2022. Com a participação de especialistas de várias áreas, a iniciativa visa a transformar a data em um momento de reflexão sobre história, memória, poder e exclusão no contexto da trajetória brasileira e, particularmente, de Minas Gerais.

Abrindo o ciclo no próximo dia 13 de abril, às 14h, a primeira mesa, A independência em Minas Gerais – 1822: dimensões políticas e sociorraciais, irá receber o historiador da Universidade Federal Fluminense (UFF) Luciano Raposo de Almeida Figueiredo, a historiadora da PUC Campinas Ana Rosa Cloclet da Silva, o historiador da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) Wlamir José da Silva e o arquivologista da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Renato Pinto Venâncio.

No dia 27/4, também às 14h, a mesa 2 terá como tema Minas Gerais em 200 anos de história: novos olhares, velhas questões. Fechando o ciclo, a mesa 3, marcada para 11/5, às 14h, irá discutir o tema Os desafios da contemporaneidade, com destaque para as pesquisas realizadas pela FJP. As discussões nas três mesas serão transmitidas ao vivo pelo canal da FJP no YouTube (is.gd/YouTubeFJP).

“É consenso na historiografia brasileira que é preciso falar de independência, mas também de independências, em virtude das diversas formações sociais engendradas pela colonização no Brasil e das particularidades regionais desse processo, como no caso de Minas Gerais. O ciclo de debates busca ir além no sentido de construir uma visão crítica que tem por eixo o próprio conceito de independência, associando-o à necessária liberdade e autonomia dos indivíduos nos campos social e político, e sem as quais só é possível falar em dependências, seja no passado, no presente ou no horizonte de expectativas que se descortina para o futuro”, explica a historiadora da Fundação João Pinheiro e organizadora do ciclo, Marta Araújo.

O ciclo de debates se propõe a trabalhar com os 200 anos de história de país independente sob o ponto de vista de Minas Gerais para, com base nos avanços do conhecimento científico, refletir sobre velhos problemas. Mesmo considerando que cada época tem seus problemas, algumas perguntas permanecem ainda sem as respostas devidas. O resultado dessas discussões dará origem a um e-book a ser lançado ainda em 2022, pelo selo Coleção Mineiriana.

Independência, (In)Dependências – rupturas e permanências na cena histórica e contemporânea de Minas Gerais 1822-2022

Mesa 1 – A independência em Minas Gerais – 1822: dimensões políticas e sociorraciais

13 de abril, 14h

Transmissão: is.gd/YouTubeFJP