FJP abre inscrições para municípios mineiros interessados em receber assessoria técnica gratuita

Programa de Internato em Administração e Gestão Municipal (Prinagem) da Fundação João Pinheiro (FJP) recebe até 27 de setembro inscrições de municípios interessados em receber assessoria técnica gratuita nas áreas de planejamento, gestão e políticas públicas. Atividade de extensão universitária que leva estudantes do curso de graduação em Administração Pública da FJP para prestarem assessoramento a prefeituras mineiras durante o período de férias escolares, a oitava edição do programa vai acontecer entre os dias 13 de janeiro e 7 de fevereiro de 2020.

Os municípios interessados devem preencher o formulário disponível no endereço https://forms.gle/hQ6ghra9zczsvJMS9 e, aqueles selecionados, ficarão responsáveis apenas pelas despesas de hospedagem, alimentação e transporte dos estudantes no período da atividade.

Programa – A iniciativa visa contribuir para o fortalecimento das administrações municipais mineiras e para a melhoria dos serviços públicos oferecidos aos cidadãos. O Prinagem tem também o objetivo de proporcionar aos estudantes experiências práticas junto às gestões locais, de modo a formar profissionais que, para além da sala de aula, compreendam as diversas realidades sociais, as adversidades enfrentadas pelas gestões municipais e que, acima de tudo, tenham capacidade para propor melhorias em contextos de baixa ou nenhuma disponibilidade de recursos.

Assim, o Prinagem prioriza ações que resultem em benefícios permanentes para as comunidades. Programa original da FJP iniciado em julho de 2016, o Prinagem já levou 147 estudantes para atuarem junto a 59 prefeituras de diferentes regiões de Minas Gerais.

Os estudantes da FJP atuam sob supervisão de professores e são aptos a apoiar os processos de planejamento, a elaboração de leis orçamentárias e planos municipais, o aprimoramento do processo de licitação e compras, o diagnóstico e a proposição de melhorias de políticas públicas, o processo de gestão de estoques e ainda realizar oficinas com os servidores municipais, conselheiros de políticas públicas e organizações do terceiro setor, entre outras atividades.

Simplificação – Nesta edição do Prinagem, os estudantes da FJP também auxiliarão os municípios na transformação de seus serviços públicos por meio da eliminação ou da simplificação de formalidades ou exigências desnecessárias ou superpostas.

Mais informações: (31) 3448-9606 | 3448-9594 | roberto.souza@fjp.mg.gov.br