Denise Maia

Denise Helena França Marques Maia

Doutora em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais

Atua em: Mercado de trabalho, demografia

Fala sobre: Mercado de trabalho, demografia, desenvolvimento humano

E-mail: denise.maia@fjp.mg.gov.br

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutorado em Demografia (UFMG) e pós doutorado na área de saneamento básico e políticas públicas (UFMG). Atualmente é pesquisadora na Fundação João Pinheiro (FJP) e professora na Escola de Governo (FJP). Coordena o Núcleo de Estudos Populacionais da Fundação, onde são investigados temas sobre o mercado de trabalho e demografia (componentes da dinâmica demográfica e projeções populacionais). É a demógrafa responsável pelo cálculo dos indicadores de fecundidade e mortalidade do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e participa, juntamente com a equipe técnica do projeto, dos debates sobre a elaboração e cálculo dos indicadores de pobreza, mercado de trabalho, educação e renda no âmbito do IDHM. É responsável pelos Boletins da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais sobre os casos e óbitos por Covid-19 (macrorregiões de saúde) e integrante da equipe técnica do Observatório do Trabalho do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na criação e cálculo de indicadores, manipulação de grandes bases de dados, técnicas demográficas para correção de subregistros, projeções populacionais e em temas específicos como migração internacional, empreendedorismo e precarização laboral.