Trajetória dos estudos urbanos em Minas Gerais é tema de mais uma live comemorativa dos 50 anos da FJP

Nesta quarta-feira, 19 de agosto, às 17h, a Fundação João Pinheiro irá promover mais uma transmissão ao vivo dentro da programação de lives comemorativas de seus 50 anos. Em pauta, a atuação da instituição na área dos estudos urbanos ao longo de sua história. O bate-papo irá contar com as participações das pesquisadoras da FJP Maria Izabel Marques do Valle e Maria Valeska Duarte Drumond e, como convidado, com o economista do Ipea e pós-doutor em Planejamento Urbano e Regional Marco Aurélio Costa.

Maria Izabel e Maria Valeska assinam, em coautoria com Marieta de Campos Alves Vitorino, o ensaio A Atuação da Fundação João Pinheiro nos Estudos Urbanos, escrito o livro Fundação João Pinheiro – 50 Anos de História e Memória: Trajetórias de Trabalho, Projetos e Contribuições para o Desenvolvimento de Minas Gerais, atualmente em fase de finalização.

A transmissão ao vivo será realizada no Google Meet e é parte de uma série de eventos comemorativos do cinquentenário da instituição. Até o final de 2020 serão mais cinco lives sobre os temas, contas regionais, pesquisa de emprego e desemprego na RMBH, saúde, administração pública e a Escola de Governo da FJP.

Maria Izabel Marques do Valle é arquiteta e urbanista pela Escola de Arquitetura da UFMG e mestre em administração pública, com ênfase em gestão de políticas sociais, pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, onde atua como pesquisadora desde 1996. Iniciou sua carreira no extinto Plambel, órgão de planejamento metropolitano. Atualmente trabalha na Diretoria de Politicas Públicas da FJP desenvolvendo projetos na área de planejamento urbano e territorial, em especial planos diretores e legislação urbanística. Já participou da construção de aproximadamente 60 planos diretores municipais em todo o estado de Minas Gerais.

Maria Valeska Duarte Drumond é arquiteta formada pela UFMG e mestre em estruturas ambientais urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. É pesquisadora da Diretoria de Políticas Públicas da FJP, onde trabalha com os temas plano diretor, região metropolitana, planejamento urbano e regional, educação patrimonial e patrimônio cultural.

Marco Aurélio Costa é economista pela UFMG, mestre e doutor em planejamento urbano e regional pela UFRJ e pós-doutor na mesma área pela Universidade Autônoma de Barcelona. É técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), onde exerceu o cargo de diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais e responde pela Coordenação de Estudos em Desenvolvimento Urbano. Coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial (INPuT) e os projetos Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (Ipea/Pnud/FJP), Governança Metropolitana no Brasil e Mapeamento da Vulnerabilidade Social nas Regiões Metropolitanas Brasileiras (Rede Ipea) e Apoio à Formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Regional.