Oficina 3

Sustentabilidade e políticas Ambientais no Antropoceno: qual o papel dos gestores públicos?

Professor:
Alexandre Túlio Amaral Nascimento
(Uemg)

Biólogo (Universidade Federal de Viçosa), Mestre em Ecologia Aplicada (Universidade de São Paulo), Doutor em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre (Universidade Federal de Minas Gerais). Profissional sênior em coordenação de projetos e pesquisas nas áreas de Ecologia Aplicada, Conservação da Biodiversidade e Políticas Públicas Ambientais.  Professor e pesquisador da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Docente e orientador permanente do Programa de Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais da UEMG. 

Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/6602712110213846 

2, 9, 16, 23 e 30/5
Das 17h às 19h
Presencial – 10 horas/aula

Trilha: Análise e Gestão de Políticas Públicas

Carga horária10 horas

Modalidade: Presencial – FJP Pampulha

Ementa: Breve histórico do movimento ambientalista e o contexto contemporâneo do Antropoceno. Sustentabilidade como paradigma sociocultural e evolutivo humano. Interdependência homem e natureza. Serviços ecossistêmicos e ambientais. Agendas políticas multilaterais globais e seus desdobramentos regionais e locais de desenvolvimento e implementação. A Política Nacional do Meio Ambiente e o pacto federativo. Gestão e política ambiental no Brasil e em Minas Gerais. Estudos de caso de políticas públicas ambientais.

Investimento: R$ 238,73 (duzentos e trinta e oito reais e setenta e três centavos)

Bolsas de estudo | Será conferida gratuidade da oficina para:

  • aluna(o) da graduação, mestrado ou especialização da Escola de Governo Prof. Paulo Neves de Carvalho;
  • aluna(o) regularmente matriculada(o) nos cursos do campo de públicas ou outros cursos universitários afins e gestor(a) público(a), mediante envio de carta de interesse (no máximo 1 página) e currículo.