Série de webinários exibe perfil socioeconômico das regiões de MG

FJP, em parceria com ALMG e AMM, apresenta indicadores como os dados do mercado de trabalho e do saneamento das diferentes regiões de MG em webinários gratuitos

Nesta terça-feira, 27 de abril, a Fundação João Pinheiro realizou o primeiro de uma série de webinários sobre as 13 Regiões Geográficas Intermediárias (RGInt) de Minas Gerais. O evento de abertura, Compreendendo as Características Socioeconômicas da Região Geográfica Intermediária de Belo Horizonte, foi transmitido via plataformas digitais e pode ser revisto no canal da FJP no YouTube (is.gd/YouTubeFJP).

Realizada em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e com a Associação Mineira de Municípios (AMM), a série abordará dados sobre mercado de trabalho, demografia, saneamento, Produto Interno Bruto, comércio exterior, relações intersetoriais e todos os indicadores produzidos para o Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS) de cada Região Geográfica Intermediária do estado – recorte geográfico mais atualizado definido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No webinar desta terça, foram apresentados indicadores referentes aos 74 municípios que compõem a RGInt de Belo Horizonte. O evento foi dividido em três módulos: o primeiro, sobre os indicadores do IMRS e os resultados do PIB dos municípios; o segundo, sobre as projeções demográficas e os indicadores de saneamento; o terceiro, sobre as análises de comércio e de fluxos intersetoriais e territoriais. Os dados foram apresentados por pesquisadores da FJP, e a moderação dos módulos ficou a cargo da presidente da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Mila Corrêa da Costa, de Angélica Ferreti, da AMM, e de Regina Magalhães, da ALMG.

Dados – A coordenadora de indicadores sociais da Diretoria de Estatística e Informações da FJP, Vera Scarpelli, abriu as apresentações com a caracterização geral da RGInt. “Do total de 853 municípios de Minas Gerais, a Região Geográfica Intermediária de Belo Horizonte tem 74, com 6,2 milhões de pessoas, que representam 29,6% da população total do estado. Dos municípios da RGInt, 16 são carentes, ou seja, 7,5% dos municípios estão entre aqueles com os piores resultados no Índice Mineiro de Responsabilidade Social – IMRS”, explicou a coordenadora.

Nas palavras da coordenadora de Estudos Populacionais da Direi/FJP, Denise Maia, “segundo os dados do Censo Demográfico de 2010, 13,5% dos municípios da RGInt têm mais de 100 mil habitantes e 46% têm menos de 10 mil habitantes. Do total da população dos municípios da Região Geográfica, 96% são urbanos”, observou.

Em relação ao PIB, o coordenador de Contas Regionais da Direi/FJP, Raimundo Leal, levou um panorama da situação da RGInt entre 2010 e 2018. “A administração pública é a principal atividade econômica na maioria dos municípios da RGInt. Em 2010, 12 deles tinham na indústria de transformação sua principal atividade, mas, em 2018, eram apenas três. Os municípios mais ricos são aqueles especializados nas indústrias extrativas”, pontuou.

Na seção dedicada ao saneamento na RGInt, o pesquisador Frederico Poley, coordenador da área de Habitação e Saneamento da Direi/FJP, apresentou, entre outros dados, os números referentes à cobertura de água e ao tratamento do esgoto coletado nos 74 municípios. “Do total de municípios da RGInt, 57% têm entre 90 e 100% de cobertura de água e 30%, entre 80 e 90%. Em relação ao esgoto coletado, 30% dos municípios da região têm mais de 80% de esgoto tratado; 20% têm entre 61 e 80% de esgoto tratado e o restante, até 60%, afirmou.” Frederico também apresentou um indicador novo criado recentemente pela FJP e denominado Índice do Déficit de Saneamento Básico (IDSB), que busca medir o grau conjunto de deficiência dos principais indicadores de saneamento básico disponíveis.

Projeto – Em julho de 2019, a Direi/FJP iniciou série de estudos chamada Informativo FJP. A proposta tem o intuito de apresentar informações ao público e subsidiar acadêmicos, legisladores e gestores públicos na avaliação e produção de políticas públicas com o conteúdo da vasta produção estatística da instituição.

A iniciativa Informativo FJP deu início a um projeto que visa a alcançar tanto os legislativos estaduais e municipais quanto os executivos dos 853 municípios de Minas Gerais. A segunda etapa desse projeto é a série anual de 13 webinários que começou nessa terça.

A diretora de Estatística e Informações da FJP, Eleonora Cruz Santos, explica que o projeto de levar informação e ajudar os municípios no entendimento das características socioeconômicas faz parte de sua proposta desde que assumiu a diretoria, em 2019. “De lá para cá, as equipes vêm se envolvendo nessas análises; hoje temos um material rico para disseminar, de forma clara e didática, tudo o que está por trás do vasto volume de estatística que a diretoria produz. Queremos chegar à ponta, mostrar a potência que existe no material que produzimos para os gestores e legisladores definirem políticas com critérios técnicos bem embasados”, afirma.