Roberto do Nascimento Rodrigues

17 de janeiro de 2015 até 31 de dezembro de 2018

Roberto do Nascimento Rodrigues nasceu em 16 de junho de 1954 no município de Pescador (MG), tendo sido o vigésimo sexto presidente da Fundação João Pinheiro, escolhido por Fernando Pimentel logo em seu início de mandato e cumprindo todos os quatro anos em sua mesma função. Iniciou sua vida acadêmica na Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde gradou-se em Ciências Econômicas e, posteriormente obteve seu título de Mestre em Economia (1981). Entre 1985 e 1989 dedicou-se ao PhD pela Australian National University em Demografia, e durante 1998 e 1999 realizou seu Pós-Doutorado, também em demografia, mas desta vez pela University of Southampton.

Além disso, foi professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, entre 1991 e 2018 e exerceu muitos cargos importantes em Minas Gerais, tal como Pró-Reitor de Recursos Humanos da UFMG, Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente, Vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) e Servidor Público na Fundação de Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE). Em Brasília, no Governo Federal, fez parte da equipe do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, sendo Chefe de Gabinete e Assessor Especial do Ministro, durante o ano de 2014.

A extensa formação acadêmica e profissional do ex-presidente Roberto do Nascimento contribuíram, imensamente, para o modelo de gestão implementado por ele durante seus quatros anos na Fundação João Pinheiro. Roberto teve grande importância na ampliação das áreas de atuação da FJP e da realização de parcerias com órgãos como a FAPEMIG, que permitiram o desenvolvimento de vários projetos relevantes para a administração pública do estado de Minas Gerais. Quando pensa na FJP, Roberto descreve o seguinte: “Acreditamos que a Fundação João Pinheiro se encontra em tal posição neste momento em que completa os seus cinquenta anos; vale dizer: conseguiu reunir os atributos necessários para, nos dias de hoje, contribuir na moldagem do futuro da sociedade mineira”.