Região Geográfica Intermediária de Montes Claros é tema de webinar na FJP

Evento é parte de série de apresentações de indicadores socioeconômicos das diversas regiões de Minas Gerais

A Fundação João Pinheiro realiza, no próximo dia 27 de maio, às 14h, o webinar Compreendendo as Características Socioeconômicas da Região Geográfica Intermediária (RGInt) de Montes Claros, segundo evento de uma série dedicada à apresentação de indicadores socioeconômicos das 13 RGInt de Minas Gerais. Realizados em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e com a Associação Mineira de Municípios (AMM), os webinários são gratuitos e têm transmissão ao vivo pelo canal da FJP no YouTube (is.gd/YouTubeFJP).

A iniciativa visa apresentar ao público informações estatísticas sobre mercado de trabalho, demografia, saneamento, Produto Interno Bruto, comércio exterior, relações intersetoriais e todos os indicadores produzidos para o Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS), além de fornecer subsídios para acadêmicos, legisladores e gestores públicos para a avaliação e a produção de políticas públicas.

“Seguimos com o propósito de nos aproximarmos mais das prefeituras, dos formuladores de política, dos acadêmicos e da sociedade civil, na crença de que as estatísticas possam contribuir para os processos decisórios, os estudos e a construção de uma vida mais digna para todos”, afirma a diretora de Estatística e Informações da FJP, Eleonora Cruz Santos.

Participam desse webinar, além dos pesquisadores da FJP, a professora Sara Antunes, da Unimontes, e a consultora legislativa Regina Magalhães, da ALMG.

Panorama – A RGInt de Montes Claros é composta por 86 municípios, que ocupam 21,14% do território de Minas Gerais, totalizando uma área de 124.063,79 quilômetros quadrados. A RGInt soma 1,67 milhão de habitantes, o que corresponde a 8,0% da população do estado, e tem na administração pública e nos serviços privados (exceto comércio) suas principais atividades econômicas. Em 2018, o percentual de participação do PIB da RGInt no PIB mineiro foi de 4,2%.

Projeto – Em julho de 2019, a Direi/FJP iniciou série de estudos denominada Informativo FJP. A proposta deu início a um projeto que visa a alcançar tanto os legislativos estaduais e municipais quanto os executivos dos 853 municípios de Minas Gerais. A segunda etapa desse projeto é a série anual de 13 webinários.

A ideia é levar informação e ajudar os municípios no entendimento das características socioeconômicas das regiões nas quais estão inseridos. “Hoje temos um material rico para disseminar, de forma clara e didática, tudo o que está por trás do vasto volume de estatística que a Diretoria de Estatística e Informações da FJP produz. Queremos mostrar a potência do material que produzimos para os gestores e legisladores definirem políticas com critérios técnicos bem embasados”, explica Eleonora Cruz Santos.

Webinar Compreendendo as Características Socioeconômicas da Região Geográfica Intermediária (RGInt) de Montes Claros

Data: 27 de maio

Horário: 14h

Local:  Evento será transmitido ao vivo pelo perfil da FJP no YouTube: is.gd/YouTubeFJP