Programas de formação executiva

Os programas de formação executiva são programas de desenvolvimento de pessoas e buscam lidar com os desafios vivenciados pelas lideranças públicas, incorporando recursos e metodologias diferenciadas, voltadas ao desenvolvimento de habilidades e o compartilhamento de vivências.

As lideranças públicas representam importantes articuladores de arranjos intra e inter-organizacionais e precisam criar as cumplicidades necessárias entre diferentes atores para a implementação das políticas públicas. Neste propósito é necessário um acentuado enfoque na inovação e no diálogo, já que as lideranças são agentes de multiplicação e disseminação de mudança. Evidencia-se ainda a importância de criar espaços para que as lideranças públicas fortaleçam cada vez mais as competências para a tomada de decisões e para a mobilização e o engajamento das equipes.

O desenvolvimento das capacidades requeridas às lideranças públicas demandam programas de desenvolvimento de competências que acionem pelo menos 3 dimensões: i) conhecimentos e habilidades; ii) modificação de atitudes e valores; e, iii) construção e fortalecimento de redes de colaboração. A mobilização dessas dimensões possibilita incrementar as competências de liderança e gestão disponíveis e, ao mesmo tempo, contribuir de maneira decisiva para o alcance dos objetivos institucionais e governamentais.

A Escola de Governo da Fundação João Pinheiro,  buscando estar na fronteira destes processos de desenvolvimento de lideranças, oferece programas de desenvolvimento de competências que buscam desenvolver habilidades e atitudes em gestores que vão ao encontro das demandas contemporâneas da área pública.

Os programas de desenvolvimento da EG/FJP visam mobilizar os recursos cognitivos (conhecimento, saberes, informações) das lideranças, combinando conhecimentos e experiências para solucionar situações complexas da administração pública, por meio da individualização do processo de ensino aprendizagem. Parte-se da premissa de que cada aprendizado é único e que este é estendido para além da sala de aula, utilizando-se também do ambiente de trabalho e do relacionamento interpessoal como estratégias de aprendizado.

As ações de desenvolvimento de pessoas da EG/FJP são formatadas de forma a atender as especificidades das instituições governamentais e do público alvo dos programas. Os programas podem ser realizados in company ou oferecidos para o público em geral.