Programa de Desenvolvimento de Lideranças de Minas Gerais

O Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) de Minas Gerais visa desenvolver líderes para atuar de forma inovadora e estratégica no setor público e que sejam capazes de articular ações e trabalhar em rede para o alcance dos resultados estratégicos do Governo de Minas Gerais.

O PDL pretende ainda potencializar as ações realizadas pelo Programa Transforma Minas – de responsabilidade da Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais – que tem buscado transformar a cultura de gestão de pessoas no setor público mineiro, por meio de políticas de atração, seleção, desenvolvimento, desempenho e engajamento das lideranças estratégicas do Estado.

Público alvo

Lideranças do 2º escalão do Governo de Minas Gerais (subsecretários e cargos análogos)

Duração

140 horas, 11/2019 a 12/2022

Participantes

55

O objetivo do Programa de Desenvolvimento de Lideranças de Minas Gerais é permitir que os participantes sejam munidos de conteúdo teórico e vivencial, por meio de atividades (módulos, oficinas, eventos de rede) com temáticas relevantes ao setor público e estratégias para suas atuações enquanto lideranças públicas.

Ao final do PDL, espera-se que os líderes e gestores tenham iniciado o desenvolvimento das seguintes competências (chave – conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e noção de entregas):

    • Alinhamento à estratégia e visão sistêmica dos projetos do governo;
    • Compreensão do contexto e da dinâmica institucional;
    • Atuação inovadora para o alcance e sustentabilidade de resultados;
    • Liderança de equipes e engajamento de pessoas;
    • Tomada de decisão assertiva com assunção de riscos; e
    • Resiliência diante dos desafios.

O PDL conta com a realização de módulos teóricos e atividades vivenciais, além da realização dos encontros de rede. O Programa trabalha ainda a construção e o acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Individual das lideranças realizado em pequenos grupos, com o suporte de um facilitador.

Vamos, formada pelo Instituto Humanize, Fundação Lemann e República.org