• Autor do post:

Fundação João Pinheiro (FJP), através da Diretoria de Estatística e Informações (DIREI), apresenta neste informativo os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais para o primeiro trimestre de 2020. O PIB trimestral do estado é calculado pela FJP com metodologia própria, suas estimativas são preliminares, portanto estão sujeitas a revisão quando da divulgação das pesquisas econômicas estruturais¹ pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Usualmente, os dados definitivos são conhecidos com defasagem de dois anos, o que reforça a importância das Contas Trimestrais produzidas pela FJP deproporcionar tempestividade na divulgação de informações relativas ao desempenho da economia estadual. Os resultados trimestrais são revistos com dois ajustes principais: 1) atualização da estrutura de ponderação das atividades econômicas no Valor Adicionado Bruto (VAB) de Minas Gerais, sempre na divulgação dos resultados do terceiro trimestre; 2) substituição de projeções ou valores preliminares nas séries de dados primários utilizados no cômputo do PIB trimestral por valores consolidados, em todas as divulgações trimestrais.

Clique aqui para ler o informativo.