PIB de Minas é estimado em R$ 924,7 bi para 2022

Resultados apresentados pela FJP apontam aumento de 3,5% em relação a 2021. Participação nacional foi de 9,3%.

A estimativa preliminar do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais para 2022 totalizou R$ 924,7 bilhões, o que representa 9,3% do produto agregado nacional. O número foi apresentado pela Fundação João Pinheiro, responsável pelo cálculo oficial do PIB do estado, nesta quinta-feira, 16. Do valor total, 63,7% (R$ 521,0 bilhões) são atribuídos aos serviços; 28,9% (R$ 235,9 bilhões), à indústria; 7,4% (R$ 60,7 bilhões), à agropecuária. As informações são parte do Informativo FJP – Contas Regionais – PIB MG – 4º trimestre de 2022, já disponível no site da instituição.

No último trimestre de 2022, considerando a série com ajuste sazonal, o PIB de Minas Gerais apresentou variação negativa de -2,0% em relação ao trimestre imediatamente anterior. Nessa mesma base de comparação, no Brasil, a queda em volume do produto agregado foi de 0,2%.

“No estado, ao longo do ano, a variação positiva do índice de volume do PIB se concentrou, praticamente, no segundo trimestre, e foi de 6,1%, tendo em vista que, no primeiro trimestre, a economia expandiu-se apenas 0,5% e que houve retração de 2,9% no nível de atividade produtiva no terceiro trimestre e de 2,0% % no quarto trimestre de 2022“, explica o pesquisador da FJP Raimundo Leal.

No cenário nacional, o também pesquisador da FJP Thiago Almeida explica que a atividade econômica foi desacelerando ao longo de 2022. “No Brasil, houve expansão de 1,3% no primeiro trimestre, 0,9% no segundo, 0,3% no terceiro, e retração de 0,2% no quarto trimestre do ano passado”.

Mesmo assim, apesar do resultado negativo do índice de volume do PIB mineiro na série dessazonalizada no terceiro e no quarto trimestre de 2022, com o resultado favorável do segundo trimestre, na comparação dos últimos 12 meses com o resultado acumulado no ano, houve crescimento de 3,5% no estado, valor acima da taxa de expansão observada no cenário nacional (2,9%).

Setores – A retração do índice de volume do PIB mineiro no quarto trimestre de 2022 em relação ao trimestre imediatamente anterior se deve, principalmente, à variação negativa dos setores de agropecuária, energia e saneamento e comércio. Em menor magnitude em termos de variação na taxa, a queda observada na construção civil e na administração pública também contribuiu para o resultado negativo no índice de volume do PIB mineiro nos três últimos meses do ano.

Na atividade agropecuária, o índice de volume do Valor Adicionado Bruto (VAB) teve queda de 9,2% em nível estadual na comparação do quarto trimestre de 2022 com o trimestre imediatamente anterior. Em relação ao mesmo trimestre de 2021, a retração foi de 12,8%. Já na área de energia e saneamento, Minas Gerais apresentou decréscimo de 3,2% no volume de VAB no quarto trimestre de 2022, mas, apesar desse desempenho negativo, foi registrada uma expansão de 4,0% em 2022 na comparação com 2021. No comércio, a retração foi de -1,1% no volume de VAB na comparação do quarto com o terceiro trimestre de 2022 e, assim como o verificado para o setor de energia e saneamento, houve variação positiva de 1,1% no acumulado do ano.

A indústria de transformação mineira, por sua vez, registrou ligeiro crescimento de 0,3% no volume de VAB na comparação do quarto trimestre de 2022 com o trimestre imediatamente anterior, enquanto, no cenário nacional, houve retração de -1,4% no período. Em termos anualizados, o índice de volume do valor agregado setorial teve queda em Minas Gerais de 1,3%, ao passo que, em âmbito nacional, a retração foi de 0,3%. Na construção civil, houve retração de 0,5% no volume de VAB na comparação do quarto trimestre de 2022 com o trimestre imediatamente anterior em Minas Gerais e, no Brasil, de -0,7%. Mesmo assim, o setor apresentou expansão de 5,4% em Minas Gerais no acumulado do ano e de 6,9% em âmbito nacional.

Já a indústria extrativa mineral de Minas Gerais, após resultado desfavorável no terceiro trimestre, apresentou expansão no volume de VAB de 3,9% no quarto trimestre de 2022 em relação ao trimestre imediatamente anterior e de 4,0% em relação ao mesmo trimestre de 2021. Apesar desses resultados, houve queda de 1,6% no volume de VAB no acumulado do ano.

Com desempenho similar no estado e no país, o setor de administração pública também contribuiu para a redução do índice de volume do PIB mineiro e brasileiro no quarto trimestre de 2022. Em Minas Gerais, o volume de VAB setorial diminuiu -0,4% na comparação do quarto trimestre de 2022 com o trimestre imediatamente anterior, enquanto, no Brasil, a queda foi de -0,5%. Assim como nos demais setores de atividade, apesar do resultado negativo do quarto trimestre, a administração pública registrou expansão de 1,8% no acumulado do ano no estado e de 1,5% em âmbito nacional.

No agrupamento formado pelos “outros serviços”, houve expansão do índice de volume do VAB de 0,4% em Minas Gerais e de 0,9% no território nacional no quarto trimestre do ano passado. Em termos anualizados, porém, o crescimento desse agrupamento foi destaque em 2022, com crescimento de 10,4% no estado e de 6,3% na economia brasileira na comparação com 2021.

Composição – Para o quarto trimestre de 2022, o PIB de Minas foi estimado em R$ 233,4 bilhões e representou 9,0% do PIB nacional no mesmo período. “Desse total, R$ 27,7 bilhões dizem respeito aos impostos indiretos líquidos de subsídios e R$ 205,7 bilhões referem-se ao Valor Adicionado Bruto (VAB)”, informa Leal. “Na composição setorial relativa ao quarto trimestre de 2022, o VAB agropecuário foi responsável por R$ 2,8 bilhões (1,3% do total); o da indústria, por R$ 61,8 bilhões (30,1% do total); o dos serviços, por R$ 141,1 bilhões (68,6% do total).”, conclui o pesquisador.

Assessoria de Comunicação | Fundação João Pinheiro

comunicacao@fjp.mg.gov.br