Paulo Valladares Versiani Caldeira​

Paulo Valadares Versiani Caldeira

Março a setembro de 1971

Nascido em 1937 na capital mineira, Paulo Valladares Versiani Caldeira graduou-se em Engenharia Civil em 1960 pela Escola de Engenharia da Uiversidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e se especializou em Problemas de Desenvolvimento Econômico em 1964 pelo Centro de Desenvolvimento Econômico (Cepal/BNDE).

Além disso, vale destacar também que Paulo Valladares foi chefe do Departamento Financeiro do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) entre 1966 e 1968 e vice-presidente da FJP em 1970, momento em que já era encarregado do projeto do Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec/MG). Apesar de ter exercido o cargo da presidência da FJP durante um período curto, de março a setembro de 1971, a sua atuação na fundação se revestiu de um valor considerável, por ter sido justamente ele um dos grandes responsáveis pelo planejamento do Centro Tecnológico.

Ao mesmo tempo, referimo-nos a um homem público que, pela sua formação e trajetória profissional, elencou em si as qualidades de um tecnoburocrata, assim como vários outros de seus contemporâneos que exerceram cargos no funcionalismo público voltado ao planejamento. Paulo Valladares enlaça sua experiência com os primórdios da FJP e reflete as necessidades de um período em que a superação do subdesenvolvi-mento estivera na pauta das políticas de planejamento da ditadura civil-militar. O planejamento do Cetec, tendo o Dr. Paulo como um de seus elaboradores, é sintomático desse contexto e demonstra essa preocupação muito específica de sua época.