Oficina 2: Relatos biográficos de trajetórias infracionais

Professora: Cynthia Maria Santos Águido

Trilha: Competências/Metodologia

Carga-horária: 10 h/aulas

Ementa: A oficina visa apresentar e discutir as potencialidades e limitações de pesquisas qualitativas acerca do envolvimento de adolescentes e jovens na criminalidade e as contribuições desses estudos para a qualificação de políticas públicas destinadas à adolescência e juventude.

Método Didático: Aulas expositivas; leitura comentada; discussão sobre trechos de narrativas de adolescentes e jovens autores de atos infracionais; roda de conversa com um jovem egresso do Sistema Socioeducativo de Minas Gerais.

 Programa:

  1. Trajetórias infracionais narradas (2h/aula)

Histórias de vida narradas; curso de vida; relatos biográficos; entrevistas; possibilidades e limites das pesquisas qualitativas com jovens autores de atos infracionais; Pesquisas atuais sobre o envolvimento de jovens na criminalidade; os adolescentes e jovens enquanto sujeitos sociais; a construção da identidade.

  1. Biografias necessárias, percursos possíveis (2h/aula)

A reconstrução, por meio de relatos biográficos, das trajetórias de adolescentes autores de atos infracionais; processos de envolvimento com a criminalidade e o sentido atribuído pelos adolescentes às suas vivências.

  1. O sujeito pesquisador e o sujeito pesquisado: a narrativa enquanto produto de um encontro (2h/aula)

Processo narrativo e seus atravessamentos; relação de confiança e a intersubjetividade estabelecida entre o sujeito biografado e o pesquisador; o acesso a experiências significativas do sujeito biografado por meio de entrevistas.

  1. A História de Vida de Um Menino (2h/aula)

Roda de conversa com um jovem egresso do Sistema Socioeducativo de Minas Gerais.

  1. Contribuições das pesquisas qualitativas para as políticas públicas de Segurança Pública (2h/aula)

As contribuições das pesquisas qualitativas para as políticas públicas de atendimento socioeducativo e prevenção à criminalidade.

Período de realização: 25 e 27/10; 3, 5 e 12/11, das 18h às 20h

Período de inscrição: De 27/9 a 17/10

Investimento:

Estudantes regularmente matriculados no Csap: Gratuito

Estudantes de cursos do Campo de Públicas e afins: R$ 105,45

Gestoras/es e público em geral: R$ 210,99

Observação: serão concedidas 2 bolsas integrais para estudantes do Campo de Públicas, selecionados pela Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas.