Cursos de Políticas Públicas

Segurança Pública

Identidade e cultura nas organizações do Sistema de Segurança Pública (20 horas)

As dinâmicas relacionadas com os conceitos de identidade e cultura nas organizações do sistema de segurança pública e as manifestações identitárias nessas organizações. A cultura organizacional no sistema de segurança pública.

Gestão estratégica das organizações do sistema de segurança pública (20 horas)

Estudo das organizações do sistema de segurança pública e sua inserção na realidade social. Estrutura e relações de poder nas organizações. A teoria e a prática da administração nas organizações do sistema de justiça criminal. A gestão organizacional em um cenário de constante mudança.

Gestão pública e segurança cidadã (20 horas)

Políticas públicas voltadas para a segurança cidadã no sistema de justiça. Modelos internacionais de segurança cidadã com o contexto de prevenção à criminalidade e de promoção da qualidade de vida.

Polícia e sociedade (20 horas)

Análise comparativa do desenvolvimento das organizações policiais no Brasil e no mundo: o papel e a função da polícia na sociedade contemporânea. Reflexão sobre questões afetas às organizações policiais na sociedade brasileira: profissão, profissionalismo, modelos de policiamento, uso da força, controle e desvios e accountability, entre outros.

Violência, crime e controle social (20 horas)

As diversas manifestações da violência e da criminalidade na sociedade brasileira, seus principais fatores (históricos, sociológicos e psicológicos) considerados os vários grupos sociais envolvidos, em especial os vulneráveis. As estratégias específicas de controle da violência e da criminalidade a partir desses fatores.

Meio Ambiente e Planejamento Urbano

Planejamento e Gestão Ambiental (28 horas)

Instrumentos de proteção ambiental. Política e legislação sobre gestão ambiental no Brasil. Licenciamento ambiental: fundamentos legais, conceitos, tipos, etapas, procedimentos e custos. Estudos ambientais. Fiscalização e auditoria ambiental.

Planejamento Urbano (24 horas)

Conceitos. Breve histórico do planejamento urbano no Brasil. Processo de urbanização no Brasil. O quadro urbano atual. O novo marco legal e instrumentos para planejar os municípios com participação popular: Constituição Federal; estatuto da cidade; plano diretor; Lei de Uso e Ocupação do Solo. Planejamento participativo.

Plano Diretor e Estatuto da Cidade (24 horas)

Plano Diretor Municipal: processo de elaboração e conteúdo. Estatuto da Cidade. Uso e a ocupação do solo. Direitos urbanos. Planejamento e Gestão das cidades.

Cidades Inteligentes (Smart City) (24 horas)

O que são cidades inteligentes: características, o que as diferenciam de outras cidades. Incorporação das novas tecnologias da informação e da comunicação ao planejamento urbano: automatização e monitoramento de atividades. Sistemas de Geolocalização, acesso, consumo e distribuição de informação. Inclusão social e democratização do acesso a equipamentos tecnológicos e redes digitais.

Urbanização e metropolização (24 horas)

Conceitos norteadores da temática urbana. O fenômeno da urbanização: expansão urbana e as transformações. O fenômeno da metropolização: contexto histórico, as questões sociais e a luta pela moradia. Trajetória das políticas urbanas e suas interfaces com a produção do espaço das cidades brasileiras.

Educação

Didática e processo ensino aprendizagem (24 horas)

Introdução às diferentes concepções de conhecimento que permeiam o processo ensino e a aprendizagem: senso comum versus conhecimento científico. A importância das estratégias didáticas nos processos de ensino e aprendizagem. O cotidiano da sala de aula, a ação docente e os objetivos institucionais. O planejamento e a organização do processo ensino, aprendizagem e avaliação em cursos de treinamento e capacitação. A articulação entre teoria e prática nos cursos de treinamento e capacitação.

Gestão da Educação Básica (30 horas)

Gestão por lideranças dos sistemas educacionais para a condução de reformas transformacionais. Problemas críticos enfrentados pelo ensino público (educação infantil a ensino médio) no Brasil atual. Lideranças e sistemas de educação subnacionais nos últimos 20 anos: esferas estaduais e municipais. Situações críticas, estilos de liderança, estratégias, inovação e sustentabilidade. Teorias e conceitos de administração e gestão pública aplicados à educação: papel dos políticos, partidos políticos, burocratas. Tipos de reformas administrativas: burocrática, gerencial e societal.

Indicadores educacionais e base de dados (24 horas)

Principais indicadores da área de educação com foco nas suas metodologias de cálculo, bases de dados, conceitos, interpretações e como ferramenta de acompanhamento das políticas educacionais.

Prevenção à Violência nas Escolas (16 horas)

Os diversos conceitos de violência: violências físicas e simbólicas praticadas por alunos; violências simbólicas dos professores; violências presentes na relação pedagógica; violência institucional expressa nas relações de poder; relação aluno/escola; relação escola comunidade. Convivência e formação dos docentes: o dialogo como instrumento. Iniciativas governamentais de combate à violência. Mediação de conflitos.

Monitoramento e Avaliação

Avaliação de impacto (32 horas)

Para que serve a avaliação de impacto. Tipos de desenhos de avaliação de impacto. Como identificar a causalidade da mudança. Principais técnicas quantitativas. Como funciona a avaliação de impacto na prática.

Avaliação de resultados (30 horas)

Introdução. Avaliação executiva. Metodologias aplicadas às avaliações de resultados. Como funciona a avaliação de resultados na prática.

Avaliação econômica (24 horas)

Introdução. Conceitos básicos de matemática financeira. Tipos de avaliação econômica. Como funciona a avaliação econômica na prática.

Avaliação ex-ante (30 horas)

Avaliação e gestão pública. A teoria da mudança: uma forma estruturada de planejar programas públicos. A matriz do marco lógico e outras ferramentas para elaboração de uma avaliação ex-ante. Principais aspectos da avaliação ex-ante.

Monitoramento e avaliação de processos (30 horas)

Diferenças e interfaces entre avaliação de processos e monitoramento. Como funciona a avaliação de processos na prática. Monitoramento de políticas. Como funciona o monitoramento na prática.

Planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas (28 horas)

Paradigmas e tendências contemporâneas na formação e gestão de políticas públicas. Ciclo da política pública (concepção, implementação, acompanhamento e avaliação). O papel dos diversos atores na definição e implementação de políticas públicas. Critérios e recursos teóricos para a definição e gestão de políticas sociais, com ênfase no vínculo entre o processo de formulação e implementação. Introdução de metodologias de monitoramento e avaliação de projetos e programas sociais.

Técnicas de coletas, organização e análise de dados (40 horas)

Fundamentos qualitativos. Fundamentos quantitativos: estatística descritiva. Fundamentos quantitativos: introdução à probabilidade. Fundamentos quantitativos: testes de hipótese. Fundamentos quantitativos: análise de regressão.

Saúde

Informações em Saúde: Base de Dados e Indicadores (32 horas)

Conceitos e ferramentas para elaboração da análise da saúde: vulnerabilidade; riscos; agravos; morbimortalidade; financiamento; gestão; organização; infraestrutura; modelo de atenção; controle social. Construção, interpretação e uso de indicadores de saúde: TABNET e IMRS.  Identificação de problemas de saúde: práticas participativas. Apresentação de metodologia para busca de dados públicos relacionada à construção de índices de vulnerabilidade humana. Explicação dos problemas de saúde e definição de objetivos: análise de viabilidade dos propósitos; definição de indicadores de monitoramento e avaliação.

Elaboração de Programa de Saúde Pública fundamentado no Planejamento Estratégico Situacional (24 horas)

Conceitos e ferramentas para a elaboração de programas de saúde: conceitos básicos sobre teoria da mudança e Planejamento Estratégico Situacional; análise da situação de saúde: identificação de problemas de saúde, priorização e explicação (árvore de problemas e fluxograma situacional); definição de objetivos; elaboração da matriz  lógica do programa.

Análise da Situação de Saúde e Definição de Objetivos (32 horas)

Conceitos e ferramentas para a elaboração da análise da situação de saúde: vulnerabilidade; riscos; agravos, morbimortalidade; financiamento; gestão, organização; infraestrutura; modelo de atenção; controle social. Construção, interpretação e uso dos indicadores de saúde: TabNet e IMRS. Identificação de problemas de saúde: práticas participativas. Apresentação de metodologia para a busca de dados públicos relacionada à construção de índices de vulnerabilidade humana. Explicação dos problemas de saúde e definição de objetivos: análise de viabilidade dos propósitos; definição de indicadores de monitoramento e avaliação.

Regulação em Saúde Pública para pequenos e médios municípios (24 horas)

Regulação em Saúde: Governança e Regulação; Histórico da Regulação em Saúde no Brasil; Dimensões da Macrorregulação e Microrregulação em Saúde: Pacto social; Regulação Administrativa; Regulação Financeira; Regulação Assistencial aplicada à rede de serviços.

Conceitos Básicos para a Gestão do SUS (24 horas)

Conceitos básicos para a gestão do SUS: Princípios doutrinários e organizativos do SUS; desafios e estratégias dos problemas do estado de saúde; desafios e estratégias dos componentes do sistema de saúde: financiamento; organização da atenção; gestão-participativa e modelo de atenção.

Assistência Social

Capacitação de Conselheiros Tutelares (16 horas)

Conceituação de criança e adolescente. Ética e postura profissional do conselheiro tutelar. Relações do conselho tutelar com o CMDCA, o Ministério Público e outros órgãos. Noções Gerais do ECA (Lei nº. 8.069/1990). Sintomas que denunciam maus tratos e violência contra criança.

Vigilância Socioassistencial: monitoramento e avaliação (52 horas)

Vigilância socioassistencial na política de Assistência Social: concepção e operacionalidade. As macro atividades da vigilância. base organizacional da gestão no SUAS e o processo da implantação da Vigilância Socioassistencial. NOB-SUAS 2012. Vigilância Socioassistencial como produto mensurável. A vigilância como ferramenta de gestão do SUAS. Noções básicas de monitoramento e avaliação. Noções básicas de trabalho de campo. Indicadores: conceito e construção (indicadores simples, compostos – razão, proporção, taxa, média). Gestão da informação, sistemas de informação e bases de dados, ferramentas de gestão disponíveis (CAD SUAS, Censo Suas, RMA, TAB CAD, CECAD, R, IDV, Data Social). Fluxo de informação: para quem e como? Elaboração de diagnóstico socioterritorial e disseminação. Construção de um plano de ação.

Demografia

População e política públicas (20 horas)

Conceitos básicos em demografia. Fontes de dados e projeções populacionais. Componentes da dinâmica demográfica: mortalidade, fecundidade, migração. Envelhecimento populacional. Arranjos domiciliares e familiares. População e políticas públicas: impactos da mudança no padrão demográfico brasileiro nas políticas de saúde, educação, seguridade social, habitação, saneamento.

Política de envelhecimento: impacto e políticas públicas (24 horas)

O processo de transição da estrutura etária no Brasil. Mortalidade entre os anos 1940 e 1960. Redução das taxas de fecundidade a partir dos 1960. Projeções populacionais. Processo de envelhecimento. Levantamento de dados sobre processo de envelhecimento. Perfil da população idosa. Razão de Suporte Potencial: relação entre pessoas que são potenciais cuidadores (entre 20 e 64 anos) e os que, em geral, precisam de cuidados (65 anos e mais). Programas públicos de assistência aos idosos que não podem contar com auxílio da família ou que não possuem recursos financeiros e necessitam de apoio. Possibilidades de suporte institucional público adotados no Brasil e outros países.

Outros cursos

Gênero e políticas públicas para mulheres (24 horas)

Estratificação social: estudos de desigualdade de gênero e raça. Diferenças entre preconceito, segregação e discriminação. Medidas de discriminação. Manifestações sociais do fenômeno. Interseccionalidade de gênero e raça. Diferenças e desigualdades de gênero e raça no mundo do trabalho. Divisão sexual do trabalho e das relações sociais de gênero. Segregação ocupacional, ascensão profissional e velocidade de ascensão. Manifestações diversas de segregação organizacional. Políticas de gestão de pessoas e  outras medidas adotadas pelas corporações públicas e privadas para incidir sobre as desigualdades de gênero e raça no mundo do trabalho.

Gestão e participação social no Brasil (24 horas)

Princípios e conceitos básicos da gestão social. Emergência de novos sujeitos e a instituição de mecanismos democráticos de gestão social. Gestão democrática direta e indireta e a articulação com movimentos populares, partidos políticos e ongs. Desafios da gestão social participativa.

Desigualdade, pobreza e política (28 horas)

Perspectivas normativas acerca da pobreza e da desigualdade. Aspectos políticos da distribuição de renda. O debate sobre as causas da pobreza e suas implicações para a criação de políticas públicas para combatê-la. Inter-relações entre pobreza, desigualdade e exclusão social. Possibilidades e limites das politicas públicas no combate à pobreza e nas transferências de renda. Relações entre pobreza, desigualdade, mercado de trabalho, educação, discriminação racial e gênero.

Política e Gestão Cultural (20 horas)

Cultura e Estado: aspectos conceituais. Dinâmica contemporânea da cultura: mercado e sociedade civil. Políticas públicas de cultura e gestão cultural. Instrumentos de planejamento para a gestão da cultura. Mecanismos de fomento e financiamento da cultura. A importância econômica da cultura e o empreendedorismo criativo.

Fiscalização de obras rodoviárias (32 horas)

Noções sobre geotecnia aplicada à engenharia rodoviária. Noções sobre revestimentos asfálticos. Documentação referencial para fiscalização de obras (contrato, especificações, outros). Controle tecnológico dos serviços e materiais utilizados na construção rodoviária. Medição, critérios de aceitação e recebimento de obra.