Cursos de Gestão

Comunicação Assertiva e Análise de Resposta (24 horas)

A importância da percepção da comunicação. Avaliação da linguagem do conflito em busca da comunicação assertiva. Análise do conteúdo. Recursos linguísticos de retórica e oratória. Elaboração e interpretação de texto. Coerência e coesão textual. Exercícios práticos.

Comunicação no Contexto Organizacional (20 horas)

Exposição dos principais conceitos e definições. A importância da percepção da comunicação. Avaliação da linguagem do conflito em busca da comunicação assertiva. Análise do conteúdo. Recursos linguísticos de retórica e oratória. Dimensões da comunicação organizacional: comunicação interna e externa. Processos de comunicação. Comunicação X Práticas instrumentais de difusão de informações. Comunicação no núcleo da gestão. As inovações no uso de ferramentas de comunicação interna. Elaboração e interpretação de texto. Coerência e coesão textual.

Design Thinking (24 horas)

Origem, conceitos, valores e pilares do design thinking. Etapas do design thinking. Imersão, ideação e criatividade. Prototipação, teste e iteração.

Estratégias e Políticas Públicas para Transformação Digital ( 24 horas)

Programa da sociedade da informação e do conhecimento; marco civil da internet no Brasil; política de governo eletrônico; estratégicas de governo eletrônico; atores de coordenação e de impulsionamento; aspectos de infraestrutura para o desenvolvimento tecnológico da sociedade e do governo; aspectos legais e normativos; iniciativas e ações implementadas; estratégia de governança digital (EDG); política de governança digital.

Fontes de Informação Digital na Esfera Pública (20 horas)

Reconhecimento e utilização de fontes de informação digitais relacionadas à esfera pública estadual, municipal e federal. Buscas estratégicas e recuperação de informação em bases de dados, repositórios, bibliotecas digitais e agregadores de dados/informação pública.

Formação de Conteudistas para Cursos Virtuais (30 horas)

Visão básica acerca das etapas de produção de um curso online e o papel do conteudista nesse processo. Seleção e confecção dos conteúdos pedagógicos. Design instrucional. Ambiente virtual de aprendizagem. Metodologias ativas no formato virtual.

Formação de Professor Conteudista ( 24 horas)

Informações para a elaboração técnica de conteúdos educativos a serem aplicados na modalidade à distância. Desenvolvimento de habilidades básicas como  as etapas de produção de um curso online, seleção e confecção dos conteúdos pedagógicos e conhecimento básico da plataforma do Moodle. Metodologias ativas no formato virtual.

Gestão da Informação e do Conhecimento (24 horas)

Principais conceitos e abordagens da gestão da informação e do conhecimento. A gestão da informação e do conhecimento como suporte à estratégia organizacional. A importância do compartilhamento: cultura e sensibilização. Modelos e metodologias para a gestão do conhecimento. Tecnologia da informação como suporte para as práticas de gestão do conhecimento.

Gestão de Documentos e Arquivo (20 horas)

Conceitos: informação, documento, documentação arquivística. O arquivo como uma unidade de informação na organização pública e privada. Gestão de arquivos: teoria, classificação, métodos, técnicas para organização, utilização e conservação, legislação. Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos.

Gestão de Segurança da Onformação (20 horas)

Conceitos gerais de segurança da informação. Legislação vigente, investigação e ética. Princípios e fundamentos necessários à elaboração de uma política de segurança da informação. Gestão de incidentes de segurança da informação. Abordagem da gestão de segurança da informação sob a ótica da gestão de pessoas, da de continuidade de negócios, de segurança corporativa, de qualidade e confidência de dados. Manutenção de infraestrutura, redes e web.

Governo Aberto, Transparência Pública e Controle Social. ( 24 Horas)

Transparência pública; características dos dados abertos; lei de acesso à informação, governo aberto; plano de dados abertos; portais da transparência; política de dados abertos, controle social.

Governo Aberto e Dados Abertos (6 horas)

Iniciativas em Governo Aberto. Origens, premissas, objetivos. Abrangência e iniciativas em nível global. Características e leis dos dados abertos. Princípios dos dados abertos. Classificação em 5 estrelas. Dados fechados. Experiências e melhores práticas em portais de dados abertos. Case: experiências em dados abertos com web semântica e triplas RDF.

Governo Eletrônico e Serviços Digitais Inteligentes Voltados ao Cidadão (24 horas)

Governo eletrônico (e-gov) no Brasil e no mundo. Conceitos, evolução e principais objetivos do e-gov. Vantagens, desafios, limitações e tendências do e gov. Aplicações do governo eletrônico no âmbito dos poderes federal, estadual e municipal: serviços, atores, relacionamentos (G2B; G2C; G2G;); portais governamentais; análise e avaliação de portais, sites e aplicativos de serviços públicos.

Inteligência de Negócios (Business Intelligence) ( 24 horas)

Introdução: O que é Business Inteligence. Pacote Self-Service BI no Excel. O que é Power BI; Power BI Desktop; Web e Mobile. Primeiros passos no PBI Desktop: Overview da Ferramenta; Fontes de dados; Explorando dados. Microsoft Power BI Básico. Criando o primeiro dashboard. Salvando projeto. Publicando o dashboard on line. Limpeza e Transformação de Dados – ETL: Ferramentas de Conexão 3.2- Editor de Consultas; Fontes de Dados. Extract, Transform and Load – ETL. Relacionamento entre tabelas. Data Analysis Expression e M: Mecânica de Expressões; – Linguagem M; DAX; Medidas e Colunas Calculadas. Microsoft Power BI Online e Mobile: Explorando a Interface Online; Criando Workspaces; Importando projetos do Desktop para Power Bi Service; Exportando projeto para Power Point; Compartilhando dashboard com outras pessoas. Painéis da Ouvidoria-Geral de Estado: – Painel de Indicadores de Manifestação; Painel de Indicadores Tipologia x Assunto.

Governo Eletrônico e Serviços Digitais Inteligentes Voltados ao Cidadão (24 horas)

Governo eletrônico (e-gov) no Brasil e no mundo. Conceitos, evolução e principais objetivos do e-gov. Vantagens, desafios, limitações e tendências do e gov. Aplicações do governo eletrônico no âmbito dos poderes federal, estadual e municipal: serviços, atores, relacionamentos (G2B; G2C; G2G;); portais governamentais; análise e avaliação de portais, sites e aplicativos de serviços públicos.

Inclusão Social para a Transformação Digital (24 horas)

Inclusão social x inclusão digital. Panorama da inclusão digital no Brasil. Políticas e programas de inclusão digital. Avanços e desafios da inclusão para a transformação digital.

Introdução à Linguagem R: Fundamentos para Análise de Dados Estatísticos (16 horas)

Introdução R sem o conhecimento prévio de linguagem de programação. Instalação e apresentação dos programas utilizados. Principais estruturas de dados. Importação de dados. Construção de gráficos. Criação de funções.

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais: Implicações Sociais, Gerenciais e Tecnológicas (8 horas)

Apresentação da LGPD – Lei número 13.709 de 14 de agosto de 2018. Objetivos, fundamentos, aplicabilidade. Conceitos fundamentais para compreensão da legislação e suas implicações. Ações, operadores e agentes de tratamento de dados. Segurança e proteção; programas de governança; consentimento do usuário; infrações e sanções previstas. A autoridade Nacional de Proteção de Dados. Vigência da lei. Relações com o regulamento europeu de proteção aos dados. Avanços e problemas da LGPD; o direito ao esquecimento; anonimização de dados: desafios tecnológicos e de gestão; implantação no serviço público.

Liderança para Transformação Digital ( 24 horas)

Liderança 4.0; novos modelos de gestão; gestão de mudanças; papéis da liderança 4.0; cultura adaptativa para o engajamento de pessoal; ambiente colaborativo; inteligência emocional; motivação e resiliência.

MS Excel avançado para Administração Pública (24 horas)

Recursos avançados da planilha eletrônica Excel. Criação e formatação de planilhas eletrônicas. Criação de gráficos. Criação e manuseio de tabelas dinâmicas, gravação de macros e funções especiais, como o solver, indireto e índice. Utilização da ferramenta no gerenciamento das atividades.

Pesquisa Acadêmica na Web (20 horas)

O que pesquisar: dado e/ou informação. Como pesquisar: estratégia de busca, operadores booleanos. Onde pesquisar: bibliotecas, buscadores acadêmicos e não acadêmicos, bases de dados referenciais.

Português Instrumental: Questões Gramaticais (24 horas)

Noções gramaticais: acentuação, pontuação, crase. Uso de sinais: aspas, hífen, parênteses, travessão. Regência nominal e verbal. Pronomes: colocação pronominal, emprego de pronomes relativos. Tempos e modos verbais do discurso em narrativas, descrições e dissertações. Emprego dos verbos ser e haver. Significado e uso de certas palavras e expressões. Uso do gerúndio. Emprego dos porquês.

Produção de Textos e Redação Oficial (20 horas)

Fundamentos básicos para a elaboração de textos. Análise e interpretação de texto. Coerência e coesão textual. Tipos de textos. Produção de textos: regras básicas e específicas para cada tipo de texto, composição do texto descritivo e do dissertativo, técnicas de estruturação. Redação oficial: características, tipos, modelos. Exercícios práticos.

Produção de Livros e Trabalhos Acadêmicos (20 horas)

Livros: estrutura, visão global do processo editorial, registro do editor, registro da obra. Trabalho acadêmico: Livros: estrutura, visão global do processo editorial, registro do editor, registro da obra. Trabalho acadêmico: estrutura, apresentação gráfica, modelo.

Segurança da Informação no Nível do Usuário (20 horas)

Players, vulnerabilidades e riscos no ciberespaço. Conceitos básicos em segurança da informação. Consumerização de TI. Como ocorre o roubo de dados: phishing, rastreamento, keyloggers. Ameaças comuns: engenharia social,malwares, invasão, sextorção, cibervandalismo, ataque de recusa ou negação de serviço, botnets, controle remoto. Princípios de segurança da informação aplicáveis ao nível do usuário. Controles: métodos, políticas e procedimentos para segurança dos dados. Comportamento de risco no ciberespaço. Prova eletrônica digital. Prevenção de riscos. Criptografia, autenticação, certificados, backup e computação orientada a recuperação: aspectos teóricos e práticos. Lei federal nº 12.737, de 30 de novembro de 2012 (Lei de crimes cibernéticos ou também conhecida como Carolina Dieckmann).

Transparência e acesso à informação (6 horas)

Transparência governamental e accountability como processo contínuo. Fundamentos históricos do direito de acesso a informação. Lei federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de acesso à informação–LAI). Aplicabilidade e abrangência. Classificações da informação; critérios para sigilo da informação; informações pessoais. Tipos de transparência. Pedido de acesso a informação. Alterações recentes da legislação. Cases de implantação.