• Autor do post:

Este informativo apresenta as transações comerciais internacionais de bens – exportações e importações – no estado de Minas Gerais, agrupadas segundo a classificação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Baseando-se no indicador de intensidade em pesquisa e desenvolvimento (P&D) em relação ao valor adicionado industrial, a OCDE enumera cinco categorias de produtos de acordo com a gradação tecnológica: alta, média alta, média, média baixa e baixa[1]. Os dados utilizados são do Comex Stat (plataforma do Ministério da Economia) que, após convertidos para a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE 2.0) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)[2], são então classificados, conforme as categorias mencionadas de intensidade em tecnologia. Para o propósito deste informativo, são analisados os resultados dos primeiros semestres de 2017 a 2021.

Clique aqui para ler a publicação.