Afonso Henriques Borges Ferreira

2 de dezembro de 2008 a 1 janeiro de 2011

Afonso Henrique Borges Ferreira foi o vigésimo quarto presidente da Fundação João Pinheiro, tendo graduado em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (Face/UFMG). Em 1979 tirou seu título de mestre em Ciência Política pelo Departamento de Ciência Política da UFMG, em 1992 conclui seu doutorado em Economia pela New School for Social Research nos Estados Unidos e em 1998 terminou seu pós-doutorado na University of Nottingham na Inglaterra.

O Dr. Afonso Henrique Borges Ferreira foi também professor titular do Departamento de Economia da UFMG entre 1978 e 2014, atuando como professor dos cursos de Gestão Pública, Engenharia de Controle e Automação e Ciências Econômicas. Além disso, o ex-presidente foi Diretor da Escola de Governo da FJP entre 2004 e 2008, atuou como professor no Programa de Pós-Graduação em Administração Pública na Escola de Governo entre 1999 e 2009 e foi também Diretor do Centro de Estudos de Políticas Públicas da FJP de 2006 a 2008.

A sua longa experiência em coordenar e supervisionar projetos e conhecimento tanto em Economia quanto Administração Pública contribuiu para que em Dezembro de 2008 o Dr. Afonso Henrique Borges Ferreira assumisse o cargo de presidente da Fundação João Pinheiro, onde permaneceu até Dezembro de 2010. O inicio do seu mandato coincidiu com um momento de forte recessão econômica global, consequência da “Crise da Bolha Imobiliária”, em 2008. Mesmo assim foram executados projetos e estudos importantes, como: “Relatório Estadual dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, “Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS)”, “O desafio do trabalho infantil: Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil: as crianças, o trabalho e a rua em Minas Gerais”. Por fim, em 2009 houve a publicação e lançamento do livro “40 anos da FJP”, produzido por meio de uma parceria entre os diversos Centros de Pesquisa da Fundação.