Próxima live da Fundação João Pinheiro discute a Pesquisa Emprego e Desemprego na RMBH

Nesta quarta-feira, 7 de outubro, às 17h, a Fundação João Pinheiro transmite mais uma live comemorativa de seus 50 anos. Desta vez, o tema é a Pesquisa Emprego e Desemprego na RMBH, realizada entre 1995 e 2014 pela instituição. Para falar sobre a PED, os convidados são os pesquisadores da Fundação Plinio de Campos Souza e Maria Ramos de Souza, e a economista do Dieese Lucia Garcia. A live acontece na plataforma Zoom, pelo link  https://zoom.us/j/91216238008.

A série de transmissões ao vivo em comemoração ao cinquentenário da FJP acontece desde maio e recebe os autores dos ensaios que fazem parte do livro Fundação João Pinheiro – 50 Anos de História e Memória: Trajetórias de Trabalho, Projetos e Contribuições para o Desenvolvimento de Minas Gerais, atualmente em fase de finalização. Até o final de 2020, mais três lives abordarão os temas saúde, a trajetória do Centro de Desenvolvimento em Administração (CDA/FJP) e a Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho.

Convidados – Plinio de Campos Souza é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Administração Pública com ênfase em Teoria Geral da Informação pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. É técnico em atividades de pesquisa em ciência e tecnologia da Fundação João Pinheiro e, durante vários anos, foi Coordenador Geral da PED-RMBH. Após o encerramento da PED, contribuiu para a montagem de outras pesquisas primárias, como PAD-MG e Seis, entre outras. Atualmente trabalha com estatísticas de mercado de trabalho e de saneamento básico.

Maria Ramos de Souza é graduada em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Foi pesquisadora em ciência e tecnologia na Fundação João Pinheiro com experiência essencialmente na área de mercado de trabalho. Por vários anos, coordenou a análise estatística e o processamento de dados da ED–RMBH. Depois do término da pesquisa, continuou a trabalhar com estatísticas do mercado de trabalho e outros temas. Aposentou-se em 2019.

Lucia Garcia é economista e técnica do Dieese, especialista em mercado de trabalho e ex – coordenadora do Sistema PED.