Programa gratuito conduzido pela FJP já atendeu mais de 80 municípios

Com foco na capacitação de prefeitos e lideranças locais para a retomada econômica, iniciativa chega à quinta turma

Para auxiliar os prefeitos eleitos no pleito de 2020 na condução de políticas econômicas que levem seus municípios a recuperar as perdas ocasionadas pela pandemia da covid-19, o Governo de Minas, por meio da Fundação João Pinheiro (FJP) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e com a parceria da Agência Metropolitana de Belo Horizonte e da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), lançou, em novembro de 2020, o Programa de Liderança para a Retomada Econômica (LRE). De lá pra cá, mais de 80 municípios já participaram do programa, e mais uma turma está sendo formada.  Até 21 de agosto, a FJP recebe inscrições para a quinta turma do LRE de 2021.

Oferecida de forma gratuita, a iniciativa visa a preparar as lideranças locais e regionais para a condução de processos para a atração de novos investimentos, o desenvolvimento de negócios e a geração de empregos por meio de políticas econômicas de sucesso. Para isso, o LRE aborda conhecimentos econômicos e tributários para a elaboração de políticas efetivas que ampliem os investimentos locais, criem melhores ambientes de negócio e fomentem a geração de empregos e o empreendedorismo. Aliado a isso, ao longo do programa, os participantes são estimulados a desenvolver comportamentos e a utilizar técnicas de liderança para mobilizar esforços e recursos de forma assertiva para ampliar a capacidade de recuperação econômica.

De acordo com o subsecretário de Desenvolvimento Regional da Sede, Douglas Cabido, no atual momento econômico, é imprescindível a participação dos municípios no Programa de Liderança para a Retomada Econômica. “Com o vislumbre do fim da pandemia, com a aceleração da vacinação, agora é, de fato, o momento de olhar pra frente. O curso já está chegando a quase cem prefeituras atendidas com muitos resultados. Os participantes têm acesso a um ferramental importantíssimo de possibilidades para o desenvolvimento econômico, a melhoria do ambiente de negócios e a atração de investimentos. Tudo para tornar a cidade mais atrativa do ponto de vista de novos negócios”, avalia.

O LRE também aborda formas de criação e implementação de ações para a retenção e a expansão de negócios, além de métodos de utilização dos instrumentos de planejamento urbano para alavancar o desenvolvimento econômico local.

“Meu maior desafio em 2021 é buscar soluções que fortaleçam a economia, gerando emprego e renda revertendo as consequências da pandemia.  E o programa me deu acesso a duas coisas fundamentais para a boa política: primeiro, conhecimento baseado em evidências. Conheci ações inovadoras e já testadas de políticas públicas que realmente geram bons resultados. Segunda, propósito. Tive o privilégio de conviver com pessoas apaixonadas por criar soluções para transformar nossas cidades. Agora me sinto mais preparado para construir a Congonhas  que merecemos”, afirma Geordane Silva, diretor de Indústria, Comércio e Serviços na prefeitura de Congonhas e participante da terceira turma do LRE.

Programa – Os participantes são selecionados pela Fundação João Pinheiro a partir de uma avaliação de critérios técnicos, sociais e econômicos dos municípios mais afetados pela pandemia em Minas Gerais. As aulas são on-line e acontecem sempre em dois finais de semana, em período integral, totalizando 28 horas de formação para as lideranças e oito horas de oficinas com as equipes municipais. Ao longo de 2021, serão capacitadas seis turmas, totalizando 300 lideranças de 150 cidades.

Programa de Liderança para a Retomada Econômica (LRE)

Mais informações e inscrições (até 21/8): https://fjp.mg.gov.br/programa-de-lideranca-para-a-retomada-economica/