Programa de Desenvolvimento de Gestores da Secretaria de Educação de Minas Gerais – PDG/SEE

O Programa de Desenvolvimento de Gestores da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – PDG/SEE  tem como objetivo desenvolver gestores para atuar de forma inovadora e estratégica no setor público e que sejam capazes de articular ações e trabalhar em rede para o alcance dos resultados efetivos na área da educação pública.

Por meio do PDG/SEE, a Secretaria de Estado de Educação vem estimulando o desenvolvimento dos gestores públicos da Secretaria, aprimorando a capacidade de gestão de pessoas e de liderança destes profissionais.

São objetivos específicos do programa:

  1. Fomentar nos gestores públicos da Secretaria de Educação um pensamento estratégico no que tange às suas funções gerenciais, conscientizando-os sobre a importância de liderar e gerenciar suas equipes, para o alcance dos objetivos organizacionais;
  2. Apresentar diferentes políticas, práticas, ferramentas e abordagens de gestão de pessoas, necessárias à função gerencial, tais como desenvolvimento, desempenho, gestão e engajamento de equipes, em uma perspectiva integrada da gestão de pessoas; e
  3. Desenvolver nos gestores da Secretaria de Educação competências gerenciais e de liderança necessárias para uma atuação estratégica, inovadora e flexível no setor público.

Ao final do PDG/SEE, espera-se que os gestores tenham iniciado o desenvolvimento das seguintes competências (chave – conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e noção de entregas):

  • Entendimento sobre as funções gerenciais e de liderança na Secretaria;
  • Modelos para gestão de equipes e engajamento de pessoas;
  • Visão de resolução e gestão de conflitos internos;
  • Ferramentas para gestão de desempenho e gestão de desenvolvimento;
  • Ferramentas para gestão do tempo;
  • Técnicas para melhoria de comunicação e escuta;
  • Alinhamento ao contexto e à dinâmica institucional.

Público alvo

gestores públicos que atuam na secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais

Duração

110 horas. Média de 8 meses

Período

setembro de 2021 a julho de 2022

Participantes

130 gestores

O PDG/SEE conta com a realização de módulos teóricos e atividades vivenciais, além da realização de atividades assíncronas, como destacado abaixo. O Programa trabalha ainda a construção e o acompanhamento do Portfólio de Competências dos gestores, realizado em pequenos grupos, com o suporte de um facilitador.