Oficinas de Formação Complementar da Escola de Governo

As oficinas de formação complementar da Escola de Governo têm como objetivo o aprofundamento em instrumentos, competências e metodologias relevantes à Administração Pública e sua prática no dia a dia. Para tanto, a metodologia predominante é o emprego de exercícios práticos e métodos de simulação de situações concretas, na busca por aproximação entre teoria e prática e vivência da complexidade e seus desafios, tais como eles ocorrem e demandam a mobilização de capacidades individuais e institucionais. Destinadas a um público variado, as oficinas inovam ao promover o encontro, em um mesmo ambiente de aprendizagem, de  pesquisadores, estudantes e praticantes. Finalmente, visando a integração das múltiplas visões sobre o saber e fazer inerente ao Campo de Públicas, a presente iniciativa da Escola de Governo conta com apoio fundamental da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas – Anepcp

Captação de Recursos Externos para a Administração Pública

O curso enfoca os conceitos e caminhos necessários à realização de captação de recursos externos para a Administração Pública, originários de bancos multilaterais de desenvolvimento, tais como o Banco Interamericano, Banco Mundial e novas instituições financeiras, como o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Novo Banco dos Brics (New Development Bank).

Inscrições: até 19 de maio de 2021

Aulas: 24/5; 26/5; 31/5; 2/6; 7/6

Horário: 18h às 20h

Docente: Thiago Almeida (FJP; Vice-Governadoria do Estado de Minas Gerais)

Investimento: R$ 210,99

• 50% de bolsa para estudantes de cursos de Administração Pública, Gestão Pública, Políticas Públicas, Ciências do Estado, Gestão Social e outros conectados ao Campo de Públicas, até o limite de 10 vagas.
    • Estudantes regularmente matriculados em cursos do Campo de Públicas podem concorrer a bolsas integrais fornecidas em parceria com a Anepcp! Para concorrer, acesse: https://forms.gle/p2UaF4FvY2X6YJRF7. O acesso a bolsas pressupõe a inscrição nas oficinas.

Vagas: 20*

* Outras 20 vagas serão destinadas para o público interno.

O Futuro do Governo: Princípios, ferramentas, habilidades e casos

O curso discute as principais tendências do entorno sociopolítico que condicionam a tarefa de governar em um ambiente Vuca no século XXI; introduz conceitos de governança e inovação aberta no setor público e desenvolve habilidades de liderança (soft skills) úteis para a gestão dos novos problemas públicos desde uma abordagem relacional – tais como insights comportamentais, influência e persuasão, comunicação e inovação governamental.

Inscrições: até 6 de junho de 2021

Aulas: 16, 23 e 30 de junho; 7 de julho (2 horas em horário a definir entre alunos e professores)

Horário: 18h às 20h

Docentes: Silverio Zebral Filho (OEA; George Washington University)

* Outras 20 vagas serão destinadas para público interno.

Obs.: Recomenda-se o domínio do idioma inglês. Experiência prévia em temas relacionados ao governo e/ou administração pública é desejável para o aproveitamento dos conteúdos apresentados na oficina.

Comunicação Pública e Relacionamento Online e Offline com os Públicos

O curso consiste em apresentar os conceitos de comunicação pública, comunicação cidadã, marketing de relacionamento, mídias sociais e gestão de relacionamento, bem como aplicá-los no contexto da Administração Pública. Haverá apresentação de estudos de caso e análise de ambientes virtuais comumente utilizados pelo setor público.

Inscrições: até 13 de junho de 2021

Aulas: 21 a 25 de junho

Horário: 18h às 20h

Docente: Leandro Peters Heringer (FJP; SES-MG)

Introdução à Programação em R para Gestores Públicos

O curso apresenta a sintaxe básica da linguagem R e ferramentas disponíveis para: importar e organizar dados; transformar os dados (agrupando, filtrando ou reorganizando o formato); visualizar. Além disso, serão realizadas operações de estatística descritiva com dados, apresentados os princípios e boas práticas para comunicação das informações e realizados exercícios práticos de uso de Base de dados públicas abertas.

Inscrições: até 4 de julho de 2021

Aulas: 12, 14, 19, 21 e 28 de julho

Horário: 18h às 20h

Docentes: Thiago Zordan Malaguth (FJP) e Luísa Souza Costa (FJP; Lab.mg)

Políticas Públicas e Povos Indígenas

O curso apresenta a diversidade dos povos indígenas que vivem hoje no Brasil e introduz alguns temas relacionados à experiência de desenvolvimento de políticas públicas junto a estes povos. O curso é estruturado em quatro eixos temáticos: terra, saúde, educação e cultura. A partir de estudos de caso relacionados a cada um destes temas, pretende-se familiarizar os alunos com os desafios e peculiaridades da elaboração e desenvolvimento de políticas públicas específicas para os povos indígenas, com foco naqueles povos que vivem hoje no estado de Minas Gerais.

Inscrições: até 18 de julho de 2021

Aulas: 26 a 30 de julho de 2021

Horário: 18h às 20h

Docentes: Roberto Romero Ribeiro Júnior (FJP; Filmes de Quintal – Forum.doc) e Júnia Torres (FJP; Filmes de Quintal – Forum.doc)