Observatório das Desigualdades lança livro na próxima terça-feira

Capa do primeiro livro do Observatório das Desigualdades, que será lançado na próxima terça-feira

Desigualdade para Inconformados: dimensões e enfrentamentos das desigualdades no Brasil. Esse é o nome do livro organizado pelo pesquisador da Fundação João Pinheiro (FJP) Bruno Lazzarotti e pelo integrante da Gerência de Extensão da Escola de Governo da FJP Matheus Arcelo Silva, ambos membros do Observatório das Desigualdades. A publicação, que conta com o protagonismo de estudantes do curso de graduação em administração pública na autoria dos capítulos, é parte da Coleção Transformando a Administração Pública, do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (Cegov) e será lançada pela Editora UFRGS na próxima terça-feira, 8, às 14h, em evento transmitido ao vivo pelo canal da FJP no YouTube: https://is.gd/YouTubeFJP

Para marcar o lançamento do livro, o Observatório das Desigualdades irá promover um debate que terá como convidados os professores Felícia Picanço (UFRJ) e Eduardo Fagnani (Unicamp). A mediação será feita pelo professor Bruno Lazzarotti. Entre os temas da discussão, os convidados colocarão em pauta as desigualdades de gênero e raça no mercado de trabalho e a dimensão tributária da desigualdade.

Observatório – Projeto de extensão do curso de graduação em administração pública da FJP, o Observatório das Desigualdades é uma parceria com Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG) e busca contribuir com o debate sobre as diferentes faces da desigualdade social, os mecanismos que as produzem e as formas de enfrentá-la. A proposta da iniciativa é tornar o conhecimento mais acessível por meio de boletins, gráficos, vídeos e notas informativas que destrincham os diversos vieses do tema, entregando ao público conteúdos de qualidade e de fácil compreensão.

Segundo os organizadores da publicação, Desigualdade para Inconformados nasceu de uma insatisfação com o debate público sobre prioridades e políticas públicas no Brasil e em Minas Gerais e propõe um estudo para inconformados. Os textos que compõem a obra foram publicados pelo Observatório das Desigualdades ao longo de dois anos.

Debatedores – Felícia Silva Picanço é doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, professora do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estuda desigualdades de gênero, raciais e na juventude e é coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Diferenças, Desigualdades e Estratificação (LEDDE/UFRJ).

Eduardo Fagnani é doutor em Ciência Econômica pela Unicamp, professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/Unicamp), pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (Cesit/IE-Unicamp) e coordenador da rede Plataforma Política Social – Agenda para o Desenvolvimento.

Bruno Lazzarotti Diniz Costa é doutor em Sociologia e Política pela UFMG. Professor e pesquisador da Fundação João Pinheiro, é coordenador docente do Observatório das Desigualdades.

Lançamento do livro Desigualdade para Inconformados: dimensões e enfrentamentos das desigualdades no Brasil

Data: 8 de setembro, terça-feira

Local:  Evento será transmitido ao vivo https://is.gd/YouTubeFJP