Obras sobre a história e memória de Minas e BH são disponibilizadas gratuitamente pela FJP

Algumas as obras disponíveis para download gratuito.

Os mais importantes aspectos dos três séculos de história de Minas Gerais e do primeiro da sua capital, Belo Horizonte, estão reunidos nas coleções Mineiriana e Centenário, da Fundação João Pinheiro (FJP), que disponibiliza 33, de suas 56 obras, para download gratuito.

Iniciada em 1993, a Coleção Mineiriana conta com 43 obras editadas sobre Minas Gerais nos séculos XVIII, XIX e XX. Já a Coleção Centenário, com 13 livros, é uma linha editorial criada por ocasião dos eventos comemorativos dos cem anos da capital mineira, exclusivamente voltada para o resgate e a valorização da memória histórica de Belo Horizonte.

Os livros são o resultado de um minucioso trabalho envolvendo atividades bastante complexas e altamente especializadas no campo da pesquisa histórica e edição de fontes documentais, entre as quais se destacam a transcrição paleográfica e edição crítica de manuscritos inéditos; a tradução de textos de viajantes, também inéditos, em português; a reedição revista e ampliada de obras clássicas e de raridades bibliográficas da historiografia mineira, além da produção contínua e atualizada de ensaios críticos sobre temas relevantes para o conhecimento do estado e do país.

As duas coleções estão disponíveis no site da FJP: www.fjp.mg.gov.br.

Acesse:

Coleção Centenário
Coleção Mineiriana