Pesquisas científicas e desenvolvimento de políticas e projetos na área de segurança pública

Data de publicação | Data de atualização .

Temas:
  • Políticas Públicas
  • Segurança Pública
Descrição:

• Concepção e desenvolvimento de pesquisas aplicadas voltadas para subsidiar a atuação estatal no provimento de segurança pública e justiça, e para a produção genérica de conhecimento no campo social da segurança pública, justiça criminal e seus correlatos.
• Desenho, monitoramento e avaliação de políticas e projetos para os três níveis de governo da federação brasileira nas áreas de violência, criminalidade, segurança pública e justiça criminal.

Produções e Publicações
Anuários e Boletins

Os Anuários de Informações Criminais e os Boletins de Informações Criminais disponibilizaram a estatística oficial de criminalidade do estado de Minas Gerais entre os anos de 2004 e 2010. Produzidos pelo Núcleo de Estudos em Segurança Pública da Diretoria de Políticas Públicas da Fundação João Pinheiro, em parceria com a Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, sistematizaram as informações de ocorrências policiais produzidas pela Polícia Militar e pela Polícia Civil de Minas Gerais.

A partir de 2011, as estatísticas criminais de Minas Gerais passaram a ser mensuradas pela Secretaria de Defesa Social e estão publicadas no endereço https://www.seds.mg.gov.br

Anuários

Boletins

2010 Nº 15 (1º Trim)

2009 Nº 12 (1º Trim) Nº 13 (2º Trim) Nº 14 (3º Trim)

2008 Nº 09 (1º Trim) Nº 10 (2º Trim) Nº 11 (3º Trim)

2007 Nº 07 (1º Trim) Nº 08 (2º Trim)

2006 Nº 05 (1º Trim) Nº 06 (2º Trim)

2005 Nº 03 (1º Trim) Nº 04 (2º Trim)

2004 Nº 01 (1º Trim) Nº 02 (2º Trim)

Trabalhos Publicados

Relatórios de Pesquisa
  • Plano de Desenvolvimento Integrado da região do Vale do Jequitinhonha - dimensão Segurança Pública. 2017. Relatório de pesquisa. Descrição: Elaboração de plano de desenvolvimento integrado (diagnósticos e propostas de intervenção) para os municípios da região do Vale do Jequitinhonha (MG), no que diz respeito à dimensão “segurança pública”. Financiador: CEMIG – Cooperação Técnica.
  • Parceria Público-Privada no Sistema Prisional: a experiência de Minas Gerais. 2016. Relatório de pesquisa. Descrição: Projeto de pesquisa cujo objetivo foi a análise do estágio de desenvolvimento institucional da parceria público-privada no sistema prisional a partir da experiência do Estado de Minas Gerais. Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
  • Pensando a Segurança Pública - Homicídios no Brasil. 2016. Relatório de pesquisa. Descrição: Projeto de pesquisa cujo objetivo foi compreender, comparativamente, como os distintos atores sociais e do sistema de segurança pública e justiça criminal entendem, em nível local, o fenômeno dos homicídios dolosos, bem como seus fatores de risco e as respostas dadas pelo governo federal, estadual e municipal nos municípios de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Governador Valadares, Juiz de Fora, Ribeirão das Neves, Uberlândia (MG) e Campinas, Guarulhos e São Paulo (SP). Instituições Parceiras: UFMG/CRISP e Instituto Sou da Paz. Financiador: Ministério da Justiça.
  • Segurança Pública e encarceramento no Brasil: articulações e tensões entre práticas e políticas. 2016. Relatório de pesquisa. Descrição: Projeto de pesquisa cujos objetivos foram investigar as articulações, tensões e correlações entre o sistema de segurança pública e assuntos penitenciários no Brasil, por meio da análise de dados secundários da segurança pública e do sistema penitenciário dos 27 estados do Brasil, bem como realizar uma pesquisa em profundidade em 3 estados (São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco), sobre este mesmo tema, a partir de dados primários. Instituições Parceiras: UFSCar, UNIFESP, UFABC e UFPE. Financiador: Ministério da Justiça.
  • Análise dos Programas e das Ações de Policiamento Comunitário na Polícia Militar de Minas Gerais (1980-2010). 2015. Relatório de pesquisa. Descrição: Projeto de pesquisa cujo objetivo foi a realização de um diagnóstico acerca dos programas existentes e das práticas de policiamento comunitário implementados na Polícia Militar de Minas Gerais. Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG.
Unidade Administrativa Responsável:

Diretoria de Políticas Públicas / Núcleo de Estudos em Segurança Pública - Nesp