√ćndice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM)

Data de publicação | Data de atualização .

Temas:
  • Desenvolvimento Humano
  • Educa√ß√£o
  • Renda
  • Demografia
  • Trabalho
  • Habita√ß√£o
  • Vulnerabilidade
  • Popula√ß√£o
Descrição:

O ¬†√ćndice de Desenvolvimento Humano ajusta o IDH para a realidade dos munic√≠pios e reflete as especificidades e desafios regionais no alcance do desenvolvimento humano no Brasil. √Č calculado para todos os munic√≠pios brasileiros e divis√Ķes intramunicipais (aproxima√ß√Ķes de bairros) das regi√Ķes metropolitanas do pa√≠s. Tamb√©m s√£o calculados cerca de 200 indicadores sociais e econ√īmicos. Com as informa√ß√Ķes do Censo Demogr√°fico (IBGE) de 1991, 2000 e 2010.

ATLAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NO BRASIL

O Atlas √© uma plataforma de consulta do √ćndice de Desenvolvimento Humano Municipal e cerca de 200 indicadores sociais e econ√īmicos para todos os munic√≠pios brasileiros, onde √© poss√≠vel gerar tabelas, gr√°ficos, mapas e relat√≥rios para os munic√≠pios brasileiros e as 27 Unidades da Federa√ß√£o.¬†

ATLAS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DAS REGI√ēES METROPOLITANAS

O Atlas possibilita conhecer aspectos da realidade socioecon√īmica no n√≠vel intramunicipal e identificar desigualdades socioespaciais nas e entre as diferentes por√ß√Ķes do territ√≥rio dessas regi√Ķes metropolitanas. Os dados intramunicipais s√£o calculados para Unidades de Desenvolvimento Humano (UDH), agrupamentos de setores censit√°rios com fei√ß√Ķes urban√≠sticas, sociais e econ√īmicas homog√™neas. Apresenta indicadores para os munic√≠pios das regi√Ķes metropolitanas de: Bel√©m, Belo Horizonte, Baixada Paulista, Campinas, Curitiba, Florian√≥polis, Fortaleza, Goi√Ęnia, Grande S√£o Lu√≠s, Grande Teresina, Grande Vit√≥ria, Macei√≥, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, RIDE do Distrito Federal, Petrolina-Juazeiro, Rio de Janeiro, Salvador, S√£o Paulo, Sorocaba, Vale do Para√≠ba e Vale do Rio Cuiab√°. Com informa√ß√Ķes organizadas em formato de tabelas, gr√°ficos, relat√≥rios e mapas de sat√©lite e de arruamento , para os anos de 2000 e 2010.

DESENVOLVIMENTO HUMANO PARA AL√ČM DAS M√ČDIAS: √ćNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO MUNICIPAL POR COR, SEXO E SITUA√á√ÉO DE DOMIC√ćLIO

Apresenta o √ćndice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), seus 3 sub√≠ndices (Longevidade, Educa√ß√£o e Renda) e diversos outros indicadores sociais por cor (brancos e negros), sexo (homens e mulheres) e situa√ß√£o de domic√≠lio (urbano ou rural), para o Brasil, as 27 Unidades da Federa√ß√£o, 20 Regi√Ķes Metropolitanas e 111 munic√≠pios com popula√ß√£o maior que o munic√≠pio menos populoso entre as capitais em 2010.¬†Os dados est√£o dispon√≠veis em http://www.br.undp.org/content/dam/brazil/docs/IDH/desenvolvimento-alem-das-medias.pdf¬†

Link:

Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil - 2013