Imprimir

Organização - Diretoria de Políticas Públicas

Data de publicação .

A Diretoria de Políticas Públicas está organizada em quatro núcleos:

  • Núcleo de Desenvolvimento Territorial
  • Núcleo de Estudos em Segurança Pública
  • Núcleo  de  Políticas Sociais
  • Núcleo de Indicadores

Núcleo de Desenvolvimento Territorial

Responsável pela elaboração de pesquisas e projetos voltados para o desenvolvimento municipal e regional nas diversas áreas abrangidas pelas políticas setoriais e pela gestão municipal e territorial.

Os projetos buscam apoiar municípios e regiões na implementação dos sistemas de políticas públicas, que estabelecem, a partir do governo federal, as competências dos diferentes níveis de governo e a estruturação desses sistemas por meio de planos, conselhos e fundos, de forma a permitir a participação da sociedade e propiciar maior transparência, responsabilidade e efetividade das políticas.

O processo de desenvolvimento desses projetos é o mesmo para todo o conjunto, envolvendo o planejamento participativo, a transversalidade das políticas públicas e o território não apenas como unidade, mas como instrumento de planejamento.

Núcleo de Estudos em Segurança Pública (NESP)

O NESP é um grupo de pesquisa formalmente instituído desde o ano 2000, constando do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq; por meio do qual a FJP mantém sólido histórico de trabalho com uma série de parceiros institucionais e de pesquisa nas áreas de violência, criminalidade, segurança pública e justiça criminal. Conta com um quadro qualificado e experiente de pesquisadores atuantes no desenho, monitoramento e avaliação das ações e intervenções realizadas pelo campo, assim como na formação de recursos humanos para as organizações do sistema de justiça e da segurança pública no Brasil.

Núcleo de Políticas Sociais

O Núcleo de Políticas Sociais da Diretoria de Políticas Públicas da Fundação João Pinheiro realiza estudos, diagnósticos e avaliações de intervenções públicas relacionados às áreas de assistência social, educação, saúde e às temáticas relacionadas a Estado, gênero e diversidade. 

Núcleo de Indicadores

Responsável pela produção dos indicadores e índices que dão suporte à proposição e avaliação de políticas públicas e abrange três grandes linhas de pesquisa: uma vinculada ao conceito de Desenvolvimento Humano, outra ao conceito de Responsabilidade Social e a terceira vinculada às Finanças Municipais.

A linha vinculada ao conceito de Desenvolvimento Humano produz indicadores com base nos Censos Demográficos do IBGE para todos os estados e municípios do Brasil e com desagregação para divisões intramunicipais no caso dos grandes aglomerados urbanos do país.

As outras duas linhas estão focadas unicamente nos municípios de Minas Gerais e produzem indicadores com base em estatísticas de registros, que têm a vantagem de apresentarem séries anuais e tempestivas.  A partir desses indicadores são também consolidados índices que respondem a determinações previstas em leis estaduais (ICMS solidário e IMRS).