Imprimir

Dados sobre mercado de trabalho abrem série de estudos temáticos da Fundação João Pinheiro no mês da mulher

Data de publicação .

Ao todo serão lançados em março quatro estudos com recorte de gênero

Em comemoração ao mês da mulher, a Fundação João Pinheiro (FJP) programou para março o lançamento de quatro estudos focados na temática feminina. Abrindo a série de pesquisas, a instituição publicou nesta sexta-feira, 8,  dia internacional da mulher, o estudo Mulher e Mercado de Trabalho. Os indicadores são referentes ao estado de Minas Gerais no ano de 2018 e estão disponíveis na plataforma FJP Dados.

Números - Entre os 276 mil postos de trabalho criados no estado em 2018, 53% foram ocupados por mulheres. No cômputo total, elas receberam uma média de 86% do rendimento por hora trabalhada dos homens.

O estudo aponta também que, como a População Economicamente Ativa (PEA) feminina aumentou 1,6% e a masculina 0,7% no último ano, a população desempregada reduziu tanto para homens (85 mil pessoas) quanto para mulheres (67 mil pessoas).

Com isso, a taxa de desocupação retraiu para os dois grupos, passando de 10,7% em 2017 para 9,2% em 2018 para os homens, e de 14% para 12,5% para as mulheres neste mesmo período.

Rendimentos - Em relação à renda, a menor proporção ocorreu no grupo de profissionais das ciências e intelectuais, no qual o rendimento médio por hora das mulheres, embora elas sejam maioria nessa área, correspondeu a 68% do rendimento dos homens.

O contrário foi percebido nos grupos ocupacionais onde há uma proporção maior de homens, como as forças armadas, policiais e bombeiros militares, nas ocupações elementares e entre os trabalhadores qualificados da agropecuária, florestais, da caça e da pesca, que apresentaram proporção de rendimentos maior para as mulheres.

 

Taxa de participação, por sexo 2017-2018 (%)

 

 

Taxa de participação, por sexo 2017-2018 (%)

 

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (PNADc). Elaboração: Diretoria de Estatística e Informações (Direi), Fundação João Pinheiro (FJP).

 

 

 

 

Por Débora Drumond 

Assessoria de Comunicação | Fundação João Pinheiro

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  | www.fjp.mg.gov.br

Informações para a imprensa: (31) 3448-9561 | 3448-9588

--------