Economia Criativa de Minas Gerais é tema de debate na próxima terça-feira

Evento realizado pela Fundação João Pinheiro, BDMG Cultural e P7 Criativo contará com profissionais dos dez segmentos do setor

A Fundação João Pinheiro (FJP) apresenta na próxima terça-feira, 24 de abril, o relatório técnico-científico da Economia Criativa de Minas Gerais aos profissionais dos diversos segmentos que participaram do seminário sobre o setor promovido pela instituição em novembro de 2016. Parceria da FJP com o Instituto Cultural BDMG e a Associação P7 Criativo, o Colóquio Devolutivo do Seminário do Plano Estadual da Economia Criativa de Minas Gerais irá acontecer no auditório do BDMG Cultural (Rua Bernardo Guimarães, 1600 - Lourdes), a partir das 18h.

A participa√ß√£o no evento √© gratuita e aberta ao p√ļblico mediante inscri√ß√£o pr√©via por meio do endere√ßo https://goo.gl/yWwbJQ, onde tamb√©m √© poss√≠vel realizar consulta e download da vers√£o preliminar do relat√≥rio final.

O documento apresenta an√°lises sobre a situa√ß√£o dos 10 segmentos da Economia Criativa de Minas Gerais e diretrizes que visam auxiliar tanto os agentes econ√īmicos, que poder√£o estabelecer com mais seguran√ßa suas estrat√©gias, quanto o governo estadual, no planejamento de pol√≠ticas p√ļblicas para o setor.

Para o jornalista Rog√©rio Faria Tavares, presidente do BDMG Cultural, o relat√≥rio √© uma ferramenta fundamental ao avan√ßo da a√ß√£o governamental no campo da economia criativa. ‚ÄúEste material cont√©m um importante mapa do setor em Minas e traz uma reflex√£o j√° bem amadurecida dos pontos fortes e dos desafios postos ao poder p√ļblico. O BDMG Cultural reitera o prop√≥sito de continuar colaborando com esse belo trabalho da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro, que ser√° conduzido, a partir de agora, pelo seu Observat√≥rio da Economia Criativa, que ir√° acompanhar e monitorar o desempenho dos segmentos‚ÄĚ, destaca.

Economia Criativa - A Economia Criativa é composta pela cadeia produtiva (ciclos de criação, produção e distribuição) de bens e serviços que têm como ponto de partida a criatividade e o capital intelectual, fatores agregadores de valor, elemento central da formação de preços, resultando em riqueza material e simbólica.

Os segmentos que comp√Ķem o setor s√£o Artes do Espet√°culo (teatro, circo e dan√ßa); Artes Visuais e Digitais; Design; Edi√ß√£o de Livros; Gastronomia; M√≠dias Audiovisuais; Moda; M√ļsica; Softwares, Aplicativos e Jogos Eletr√īnicos; Patrim√īnio e Express√Ķes Culturais (incluindo artesanato).

Os levantamentos têm como maior desafio conhecer de forma aprofundada as diversas cadeias produtivas, identificando necessidades de infraestrutura, tecnologias, meios de distribuição, comercialização, gestão, financiamento e marcos legais, a fim de alavancar o desenvolvimento dos empreendimentos criativos no estado.

Abertura

[√āngelo Oswaldo - Secret√°rio de Estado de Cultura; Roberto do Nascimento Rodrigues - Presidente da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro; Marco Aur√©lio Crocco Afonso - Presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BDMG; Rog√©rio Faria Tavares - Presidente do BDMG Cultural; Fernanda Machado - Superintendente Executiva da Associa√ß√£o P7 Criativo; e Bernardo Novais da Mata Machado - Diretor de Cultura, Turismo e Economia Criativa da FJP]

Apresentação do Relatório Final do Seminário do Plano Estadual da Economia Criativa em Minas Gerais [Selma Carvalho - Pesquisadora da Fundação João Pinheiro]

Leitura crítica do Relatório Final [Clélio Campolina Diniz - Doutor em Economia, professor Emérito e ex-Reitor da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG]