Feminismo negro é tema de palestra na Fundação João Pinheiro

Evento abre as atividades do Mês da Mulher na instituição

A Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro (FJP), por meio de seu grupo de pesquisa Estado, G√™nero e Diversidade (Egedi), realiza na pr√≥xima quinta-feira, 1¬ļ de mar√ßo, a palestra Elas vieram de longe: a emerg√™ncia do feminismo negro como for√ßa pol√≠tica no Brasil e no mundo. Ministrada pela professora Hebe Mattos, da Universidade Federal Fluminense (UFF), a apresenta√ß√£o ser√° aberta ao p√ļblico e est√° marcada para as 10h.

O evento abre a programa√ß√£o de atividades do M√™s da Mulher na institui√ß√£o e ser√° realizado no audit√≥rio principal do Campus Pampulha da FJP (Alameda das Ac√°cias, 70, 2¬ļ andar - S√£o Luiz). N√£o √© necess√°ria inscri√ß√£o pr√©via, mas a participa√ß√£o est√° sujeita √† lota√ß√£o do espa√ßo.

Currículo - Graduada, mestre e doutora em História pela Universidade Federal Fluminense, Hebe Mattos é pós-doutora pela University of Maryland at College Park, pela Unicamp e pela Sorbonne - Paris IV. Foi Professora Visitante na Columbia University, na Universidade Federal de Pernambuco, na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales e na University of Michigan. Atualmente é professora titular da Universidade Federal Fluminense, onde é coordenadora associada do Laboratório de História Oral e Imagem.

Egedi - Com a proposta de contribuir para a inclus√£o das rela√ß√Ķes de g√™nero e diversidade no processo de constru√ß√£o de pol√≠ticas p√ļblicas, o grupo foi criado em 2014 e √© formado por profissionais de diferentes √°reas do conhecimento, estando √† frente de projetos de pesquisa e da promo√ß√£o de palestras e debates sobre a situa√ß√£o da mulher em contextos variados e sobre a inser√ß√£o social das minorias como meio de combate √† discrimina√ß√£o.

Palestra

Elas vieram de longe: a emergência do feminismo negro como força política no Brasil e no mundo

1¬ļ de mar√ßo, 10h

Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro [Alameda das Ac√°cias, 70, 2¬ļ andar - S√£o Luiz]