Imprimir

Gradua√ß√£o em Administra√ß√£o P√ļblica da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro recebe nota m√°xima no √ćndice Geral de Cursos

Data de publicação .

Apenas 1,5% das institui√ß√Ķes de ensino superior do pa√≠s obtiveram o mesmo conceito.

A Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro (FJP) est√° comemorando mais um excelente resultado em avalia√ß√Ķes oficiais de cursos de gradua√ß√£o do Brasil: o curso de Administra√ß√£o P√ļblica (CSAP) ministrado pela Escola de Governo da institui√ß√£o (EG/FJP) recebeu a nota m√°xima no √ćndice Geral de Cursos (IGC) relativo a 2016.

Divulgado esta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An√≠sio Teixeira (Inep), √≥rg√£o vinculado ao Minist√©rio da Educa√ß√£o (MEC), o IGC avaliou 1.741 faculdades de todo o pa√≠s. Destas, somente 19 receberam conceito 5, sendo a EG/FJP a √ļnica mineira a obter o conceito 5.

Indicador de qualidade calculado anualmente, o IGC leva em conta a m√©dia do Conceito Preliminar de Curso, que avalia os cursos de gradua√ß√£o; a m√©dia dos conceitos de avalia√ß√£o dos programas de p√≥s-gradua√ß√£o stricto sensu atribu√≠dos pela Coordena√ß√£o de Aperfei√ßoamento de Pessoal de N√≠vel Superior (Capes) na √ļltima avalia√ß√£o trienal dispon√≠vel; e a distribui√ß√£o dos estudantes entre os diferentes n√≠veis de ensino, gradua√ß√£o ou p√≥s-gradua√ß√£o stricto sensu.

Excel√™ncia - O curso de Administra√ß√£o P√ļblica da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro obteve tamb√©m a nota m√°xima - conceito 5 - na mais recente avalia√ß√£o do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), relativa a 2015. Nesta avalia√ß√£o trienal do Inep/MEC, a gradua√ß√£o foi classificada em primeiro lugar entre os 1.857 cursos de Administra√ß√£o P√ļblica e Administra√ß√£o do pa√≠s. No ranking geral, que englobou 8.121 cursos superiores de todas as √°reas, o CSAP obteve a segunda coloca√ß√£o, considerando a nota bruta geral.

Também este ano, a graduação da EG/FJP recebeu, pela sétima vez, o selo de qualidade cinco estrelas na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE), da Editora Abril. Em sua 27ª edição, a avaliação mediu a qualidade de 16,7 mil cursos do país.

Entre as 68 institui√ß√Ķes que concorreram com um √ļnico curso na categoria Excel√™ncia especializada, somente seis em todo o pa√≠s receberam cinco estrelas. O curso de Administra√ß√£o P√ļblica da FJP alcan√ßou esta classifica√ß√£o tamb√©m nos anos de 2006, 2008, 2009, 2014, 2015 e 2016.

Csap -Oferecido de forma gratuita, o curso de gradua√ß√£o em Administra√ß√£o P√ļblica da FJP √© a segunda etapa de um concurso p√ļblico promovido anualmente pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gest√£o (Seplag) e pela Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro. Com dura√ß√£o de quatro anos, o curso exige dedica√ß√£o exclusiva e oferece uma bolsa de estudos mensal correspondente a um sal√°rio m√≠nimo.

Ap√≥s formados, os bachar√©is recebem o t√≠tulo de Administradores P√ļblicos e s√£o nomeados para atuar como Especialistas em Pol√≠ticas P√ļblicas e Gest√£o Governamental (EPPGG) em um dos diversos √≥rg√£os e entidades da administra√ß√£o direta, aut√°rquica e fundacional do poder executivo estadual.

Imagem: ACS/FJP

Assessoria de Comunicação | Fundação João Pinheiro

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | www.fjp.mg.gov.br

Informa√ß√Ķes para a imprensa: (31) 3448-9561 / 3448-9580

Siga a FJP no Twitter: https://twitter.com/_fjp_

Acompanhe a FJP no Facebook: http://www.facebook.com/fjpoficial