Imprimir

Fundação João Pinheiro disponibiliza obras da Coleção Mineiriana para consulta e download

Data de publicação .

Com suas edi√ß√Ķes impressas esgotadas, 18 t√≠tulos podem ser baixados gratuitamente

 

J√° est√£o dispon√≠veis no site da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro (FJP) 18 obras do projeto editorial Cole√ß√£o Mineiriana para consulta e download gratuitos. Com suas edi√ß√Ķes impressas esgotadas, a abertura do acesso aos t√≠tulos tem o objetivo de apoiar a pesquisa no estado e ampliar os conhecimentos sobre Minas Gerais desde o s√©culo XVIII.

Considerado um dos mais importantes programas de pesquisa e edição voltados para a história e memória documental de um estado brasileiro, a Coleção Mineiriana foi criada em 1993 e contabiliza 43 obras publicadas.

Os títulos contemplam a transcrição paleográfica e edição crítica de manuscritos inéditos; a tradução de textos de viajantes, também inéditos; a reedição revista e ampliada de obras clássicas e de raridades bibliográficas da historiografia mineira; e ensaios críticos sobre temas relevantes para o conhecimento de Minas Gerais e do Brasil nos séculos XVIII, XIX e XX.

Pesquisa hist√≥rica - De acordo com a pesquisadora Maria Marta Ara√ļjo, coordenadora da Cole√ß√£o Mineiriana, as obras editadas s√£o o resultado de um minucioso trabalho que envolve atividades bastante complexas e altamente especializadas.

‚ÄúDesenvolvemos um projeto de excel√™ncia no campo da pesquisa hist√≥rica e da edi√ß√£o de fontes documentais, al√©m da produ√ß√£o cont√≠nua e atualizada de ensaios cr√≠ticos sobre temas relevantes para o conhecimento de Minas Gerais e do Brasil‚ÄĚ, destaca.

Os títulos para download, assim como as obras disponíveis para venda estão disponíveis na página da Fundação João Pinheiro (http://bit.ly/2BwrSUm).

Imagem: Coleção Mineiriana/FJP

 

Assessoria de Comunicação | Fundação João Pinheiro

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | www.fjp.mg.gov.br

Informa√ß√Ķes para a imprensa: (31) 3448-9561 / 3448-9588

Siga a FJP no Twitter: https://twitter.com/_fjp_

Acompanhe a FJP no Facebook: http://www.facebook.com/fjpoficial