Plataforma FJP Dados disponibiliza indicadores da produção agropecuária mineira no período 2010-2017

Produ√ß√£o de milho, soja e sorgo deve alcan√ßar recorde hist√≥rico em 2017. Na pauta de exporta√ß√Ķes do estado, caf√© em gr√£o, carne e a√ß√ļcar foram os destaques positivos.

A Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro divulgou nesta sexta-feira, 17 de novembro, dados referentes √† produ√ß√£o agr√≠cola, rebanhos e produtos de origem animal de Minas Gerais entre os anos 2010 e 2017. Disponibilizadas na plataforma FJP Dados, as informa√ß√Ķes tamb√©m contemplam a evolu√ß√£o recente dos valores exportados pela agropecu√°ria e pela ind√ļstria alimentar mineira no per√≠odo.

Parte da publica√ß√£o Indicadores Direi - Produ√ß√£o Agropecu√°ria e exporta√ß√Ķes de Minas Gerais (2010-2017), os dados mostram que a produ√ß√£o de gr√£os √© destaque em Minas Gerais em 2017, com recordes hist√≥ricos para o milho, soja e sorgo. J√° as exporta√ß√Ķes de produtos agropecu√°rios de Minas Gerais, em valores (US$ FOB), aumentaram 5,6% entre janeiro e setembro se comparadas ao mesmo per√≠odo de 2016, enquanto as exporta√ß√Ķes de produtos da ind√ļstria alimentar tiveram crescimento de 22,4% na mesma base de compara√ß√£o.

Produ√ß√£o agr√≠cola - A estimativa de safra para 2017 realizada em setembro indicou crescimento de 29,3% na produ√ß√£o estadual de milho em compara√ß√£o com a safra de 2016, a totalizar 7,6 milh√Ķes de toneladas, o que equivale a 8,0% da safra brasileira.

Para a produ√ß√£o de soja, o crescimento previsto √© de 6,3% em Minas Gerais e de 19,5% no Brasil. A safra esperada √© de mais de 5 milh√Ķes de toneladas, 4,4% da produ√ß√£o do pa√≠s. A previs√£o de safra anual feita em setembro tamb√©m anunciou que a produ√ß√£o de sorgo pode aumentar 107%.

Exporta√ß√Ķes - O valor das exporta√ß√Ķes de produtos agropecu√°rios de Minas Gerais aumentou 5,6%, de janeiro a setembro deste ano comparativamente a igual per√≠odo de 2016 e correspondeu a 11% do total nacional. J√° as exporta√ß√Ķes mineiras de produtos da ind√ļstria alimentar cresceram 22,4% e passaram a compor 6,6% do total do Brasil.

De janeiro a setembro de 2017, o estado acumulou 74,5% do valor das exporta√ß√Ķes nacionais de caf√© em gr√£o. Na pauta mineira de exporta√ß√Ķes de produtos agropecu√°rios, o valor relativo ao caf√© em gr√£o representou 71,5%, com aumento de 4,6% em rela√ß√£o ao mesmo per√≠odo de 2016. Para a soja em gr√£o, houve aumento de 8,7%, compreendendo 26,3% do total agropecu√°rio exportado pelo estado.

As exporta√ß√Ķes de a√ß√ļcar equivaleram √† metade das vendas externas mineiras de alimentos industrializados e aumentaram 22,4%. As carnes representaram 38,3% nesse segmento e tiveram acr√©scimo de 23,1%, com destaque para a varia√ß√£o de 54,1% em carnes bovinas. Percebe-se uma participa√ß√£o ainda √≠nfima do caf√© beneficiado nas vendas externas, mas que se destacou pelo crescimento de 293,1%.

Por outro lado, evidencia-se uma redu√ß√£o acentuada nas exporta√ß√Ķes de leite e latic√≠nios, com valor 45,8% inferior ao per√≠odo janeiro-setembro de 2016.

Rebanhos e produtos de origem animal - Na comparação dos resultados de 2016 com 2015, houve redução do efetivo dos rebanhos de bovinos (-0,6%) e galináceos (-3,3%), enquanto o rebanho de suínos aumentou 1,1%.

No mesmo período, a produção mineira de ovos de galinha cresceu de 4,3%, enquanto a produção de mel aumentou 11,1%, correspondendo a 12,4% da produção brasileira. Já a produção de leite no estado, que representa mais de 20% da pauta nacional, diminuiu 1,9%, a segunda queda anual consecutiva.

Dados - Elaborado pela Diretoria de Estat√≠stica e Informa√ß√Ķes (Direi/FJP), o estudo foi baseado em dados do Levantamento Sistem√°tico da Produ√ß√£o Agr√≠cola (LSPA) de setembro de 2017, da Produ√ß√£o Agr√≠cola Municipal (PAM) e da Pesquisa Pecu√°ria Municipal (PPM), do IBGE. As informa√ß√Ķes sobre exporta√ß√Ķes s√£o doMinist√©rio do Desenvolvimento, Ind√ļstria, Com√©rcio Exterior e Servi√ßos, dispon√≠veis na plataforma AliceWeb. Os resultados referentes a rebanhos e produtos de origem animal de Minas Gerais, por sua vez, remetem √† Pesquisa Pecu√°ria Municipal de 2016.

Acesse: FJP Dados

Informa√ß√Ķes para a imprensa: (31) 3448-9561 | 3448-9588