Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro abre inscri√ß√Ķes para munic√≠pios interessados em receber assessoria t√©cnica

A presta√ß√£o do servi√ßo √© gratuita e realizada por alunos do curso de Administra√ß√£o P√ļblica

O Programa de Internato em Administra√ß√£o e Gest√£o Municipal (Prinagem) da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro (FJP) est√° com inscri√ß√Ķes abertas para os munic√≠pios que desejam receber assessoria t√©cnica em projetos de melhoria, gest√£o de processos, gest√£o de pessoas, gest√£o or√ßament√°ria e log√≠stica, entre outros t√≥picos. Criado em 2016, o programa j√° atendeu 20 munic√≠pios mineiros de 11 diferentes Territ√≥rios de Desenvolvimento, em tr√™s edi√ß√Ķes.¬†

Com a orienta√ß√£o de professores da Escola de Governo da FJP, os alunos do curso de Administra√ß√£o P√ļblica selecionados participam durante o semestre de reuni√Ķes preparat√≥rias, estudam as demandas encaminhadas pelas prefeituras e elaboram um diagn√≥stico da situa√ß√£o local. Durante as f√©rias escolares, dois deles permanecem no munic√≠pio por um per√≠odo de quatro semanas, onde t√™m a oportunidade de vivenciar a rotina da gest√£o para verificar, na pr√°tica, como a aplica√ß√£o do que aprendem em sala de aula pode contribuir para o seu aprimoramento.¬†

De acordo com o gerente de Extens√£o e Relacionais Institucionais da Escola de Governo, Mauro C√©sar da Silveira, a Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro, ao criar um projeto que envia os estudantes para trabalharem junto √† gest√£o municipal, tanto contribui para a forma√ß√£o social dos estudantes e futuros servidores p√ļblicos quanto cumpre a miss√£o da institui√ß√£o e o objetivo do Governo de Minas de fortalecer as administra√ß√Ķes locais. ‚ÄúEstamos fazendo uma avalia√ß√£o das tr√™s edi√ß√Ķes j√° realizadas e a perspectiva √© de que os objetivos estejam aos poucos se concretizando. Os alunos que participaram desta imers√£o consideram que a experi√™ncia os estimulou a pensar em solu√ß√Ķes e propostas diante das dificuldades e problemas da administra√ß√£o p√ļblica local, possibilitando a eles perceber realidades sociais diversas‚ÄĚ, destaca.

Atividades - Nos munic√≠pios que j√° receberam o Prinagem, os alunos atuaram, entre outros, na organiza√ß√£o do setor de recursos humanos, realizando contagem de f√©rias atrasadas dos servidores e pesquisas de clima organizacional; no levantamento de demandas das unidades b√°sicas de sa√ļde e de hospitais; na estrutura√ß√£o dos sites das prefeituras, buscando colaborar para uma administra√ß√£o transparente; no acompanhamento e sugest√£o de boas pr√°ticas nos setores de licita√ß√£o e compras; e deram suporte para elabora√ß√£o de diagn√≥sticos para o Plano Plurianual, no processo de regulariza√ß√£o fundi√°ria urbana e no processo de cadastramento de fam√≠lias junto √† assist√™ncia social do munic√≠pio.

A Fundação João Pinheiro, além do apoio à administração municipal, arca com o seguro de vida dos alunos. Já às prefeituras cabe garantir o transporte, hospedagem e alimentação dos estudantes.

A pr√≥xima edi√ß√£o do Prinagem ser√° realizada de 8 a 31 de janeiro de 2018 e as prefeituras interessadas t√™m at√© o dia 15 de setembro para se inscreverem junto √† Ger√™ncia de Extens√£o e Rela√ß√Ķes Institucionais da Escola de Governo da FJP, por meio dos e-mails O endere√ßo de e-mail address est√° sendo protegido de spambots. Voc√™ precisa ativar o JavaScript enabled para v√™-lo. ou O endere√ßo de e-mail address est√° sendo protegido de spambots. Voc√™ precisa ativar o JavaScript enabled para v√™-lo. . Mais informa√ß√Ķes podem ser obtidas pelo telefone (31) 3448 9594.¬†

R√°dio - Nesta sexta-feira, 1¬ļ de setembro, o presidente da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro, Roberto Nascimento, e os alunos do curso de Administra√ß√£o P√ļblica Caroline Ribeiro Barbosa, Ian Sager Queiroz e Francisco Pedro Gon√ßalves estar√£o ao vivo √†s 12h30, na r√°dio Inconfid√™ncia AM 880, falando sobre o Prinagem e experi√™ncias vivenciadas. A entrevista tamb√©m ter√° transmiss√£o simult√Ęnea pela p√°gina da institui√ß√£o no Facebook: www.facebook.com/fjpoficial/.

Itamarandiba, no território de desenvolvimento do Alto Jequitinhonha, foi o primeiro município a receber o Prinagem, em julho de 2016.

Em janeiro deste ano, os alunos retornaram à cidade para novas atividades.

Informa√ß√Ķes para a imprensa: (31) 3448-9561 | 3448-9588