Imprimir

Fundação João Pinheiro e Sedpac realizam cursos sobre Direitos da Pessoa Idosa para Conselheiros estaduais, municipais e líderes comunitários

Data de publicação .

A Fundação João Pinheiro e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania - Sedpac, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos, deram início em agosto a uma série de encontros presenciais para conselheiros estaduais, municipais e líderes comunitários sobre os Direitos da Pessoa Idosa. Estruturado em três módulos de dois dias cada, a 2ª e 3ª etapas estão programadas para os dias 12 e 13 de setembro e 18 e 19 de outubro. 

Em sua primeira fase, realizada nos dias 8 e 9 de agosto, o treinamento abordou os temas Introdu√ß√£o e fundamentos aos direitos humanos e cidadania; Direitos da Pessoa Idosa, viol√™ncias, viola√ß√Ķes e perspectiva de repara√ß√£o de direitos; Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo; Atores, pap√©is e atribui√ß√Ķes na rede de prote√ß√£o √† pessoa idosa; e Plano de a√ß√£o internacional para o envelhecimento e Pol√≠tica Nacional do Idoso - PNI e Estatuto do Idoso.¬†

‚ÄúO objetivo √© ofertar forma√ß√£o em diferentes temas no √Ęmbito dos direitos da pessoa idosa aos conselheiros e l√≠deres‚ÄĚ, explica a coordenadora do projeto pela Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro, Raquel Viana.

No segundo encontro, a abordagem ser√° sobre Conviv√™ncia Familiar; Solidariedade Geracional; Envelhecimento Populacional; Emprego e envelhecimento da for√ßa de trabalho; Promo√ß√£o da Sa√ļde da Pessoa Idosa; e Acesso √† assist√™ncia social para a pessoa idosa.

O terceiro e √ļltimo m√≥dulo ter√° como foco as tem√°ticas Cuidador da pessoa Idosa; Pessoa Idosa e a acessibilidade; Cultura e envelhecimento e Esporte e lazer no envelhecimento; Habita√ß√£o e a popula√ß√£o idosa; Inclus√£o digital para pessoas idosas e Educa√ß√£o e envelhecimento; e Apresenta√ß√£o do Plano Mineiro de Aten√ß√£o Integral a Pessoa Idosa; Apresenta√ß√£o do Guia de Pol√≠ticas, Programas e Projetos do Estado de Minas Gerais para a popula√ß√£o idosa; Cria√ß√£o do GT de Eixos do Plano Mineiro.

As três etapas da formação acontecem no campus Brasil da Fundação João Pinheiro, em Belo Horizonte, e recebem, a cada edição, 90 participantes.

 Mesa de abertura do curso - Foto: ACS/FJP

 

Assessoria de Comunicação | Fundação João Pinheiro

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | www.fjp.mg.gov.br

Informa√ß√Ķes para a imprensa: (31) 3448-9561 / 3448-9580

 

Siga a FJP no Twitter: https://twitter.com/_fjp_

Acompanhe a FJP no Facebook: http://www.facebook.com/fjpoficial