Imprimir

Plataforma FJP Dados disponibiliza indicadores da produção agropecuária mineira no período 2010-2017

Data de publicação .

Safras de cana de a√ß√ļcar, sorgo e milho apresentaram significativo crescimento entre 2016 e 2017. Na pauta de exporta√ß√Ķes do Estado, caf√©, carne e a√ß√ļcar foram os destaques positivos.

J√° est√° dispon√≠vel para consulta na plataforma FJP Dadosa publica√ß√£o Indicadores CEI - Produ√ß√£o Agropecu√°ria e exporta√ß√Ķes correlatas de Minas Gerais (2010-2017), que apresenta dados referentes √† produ√ß√£o agr√≠cola, rebanhos e produtos de origem animal de Minas Gerais e do Brasil. As informa√ß√Ķes tamb√©m contemplam os valores exportados pela agropecu√°ria e pela ind√ļstria alimentar, as varia√ß√Ķes nas quantidades e valores produzidos e exportados e a participa√ß√£o de Minas Gerais no total nacional.

Elaborado pelo Centro de Estat√≠stica e Informa√ß√Ķes da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro, o estudo teve como base dados disponibilizados pelo IBGE no Levantamento Sistem√°tico da Produ√ß√£o Agr√≠cola (LSPA) de maio de 2017 e na Pesquisa Pecu√°ria Municipal, al√©m de informa√ß√Ķes do Minist√©rio do Desenvolvimento, Ind√ļstria, Com√©rcio Exterior e Servi√ßos, dispon√≠veis na plataforma AliceWeb.

Produ√ß√£o agr√≠cola - A estimativa de safra para 2017 realizada em maio indicou crescimento de 32,8% na produ√ß√£o de milho em Minas Gerais em compara√ß√£o com a safra de 2016. Para a produ√ß√£o brasileira, h√° uma estimativa de aumento de 52,3%. Com 7,8 milh√Ķes de toneladas previstas de produ√ß√£o, este foi o maior destaque da pauta de produtos agr√≠colas de Minas Gerais e representa 8,0% da safra brasileira.

A produ√ß√£o de cana-de-a√ß√ļcar foi outro destaque, com aumento de 3,2% em Minas e decr√©scimo de 0,3% na produ√ß√£o nacional. A produ√ß√£o estimada √© de mais de 72 milh√Ķes de toneladas, 10,2% da produ√ß√£o esperada para o Brasil.

A previsão de safra anual feita em maio também anunciou que a produção de sorgo praticamente dobrará em relação ao ano anterior, com um crescimento de 94,9% e participação de 32,5% da produção nacional.

Exporta√ß√Ķes - O volume de produtos agropecu√°rios exportados por Minas Gerais entre janeiro e maio de 2017 correspondeu a 12,1% do total nacional. J√° os produtos da ind√ļstria alimentar exportados pelo Estado representaram 5,6% do total do Brasil e tiveram crescimento de 24,9% na mesma base comparativa.

O caf√© em gr√£o, que respondeu por 71,5% do volume das vendas internacionais da pauta agropecu√°ria e exporta√ß√Ķes relacionadas, representou 13,2% do total exportado por Minas no per√≠odo. Nos cinco primeiros meses de 2017, a quantidade de caf√© exportada pelo Estado cresceu 13,9% e representou 73,7% da quantidade do gr√£o exportada pelo Brasil.

Entre alimentos industrializados, o crescimento das exporta√ß√Ķes de caf√© beneficiado foi o destaque, com o significativo crescimento de 548,2%, apesar da pequena participa√ß√£o nessa pauta (0,9%). Neste mesmo subsetor, carnes industrializadas e a√ß√ļcar foram os produtos com maior participa√ß√£o nas exporta√ß√Ķes mineiras (45,4% e 38,1%, respectivamente). Entre janeiro e maio de 2017, as exporta√ß√Ķes de carnes industrializadas variaram positivamente em 13,9%, enquanto as de a√ß√ļcar tiveram aumento de 28,6%.

Rebanhos e produtos de origem animal - Os resultados referentes a rebanhos e produtos de origem animal de Minas Gerais, por sua vez, remetem a dados preliminares relativos ao ano de 2016.  Na comparação com 2015, houve redução do efetivo dos rebanhos de bovinos (-0,6%) e galináceos (-3,3%), enquanto o rebanho de suínos aumentou 1,1%.

No mesmo período, a produção mineira de ovos de galinha teve incremento de 4,5%. A produção de leite, que representa mais de 20% da pauta nacional, diminuiu 1,9%, a segunda queda anual consecutiva.

Acesse: FJP Dados

Assessoria de Comunicação | Fundação João Pinheiro

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | www.fjp.mg.gov.br

Informa√ß√Ķes para a imprensa: (31) 3448-9561 | 3448-9588

 

Siga a FJP no Twitter: https://twitter.com/_fjp_

Acompanhe a FJP no Facebook: http://www.facebook.com/fjpoficial