Estudantes da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro percorrem o Estado para assessorar gest√Ķes municipais

Programa de Internato vai levar 35 alunos de Administra√ß√£o P√ļblica a 13 munic√≠pios mineiros no m√™s de julho

Programada para julho, a terceira edi√ß√£o do Programa de Internato em Administra√ß√£o e Gest√£o Municipal (Prinagem) da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro (FJP) ir√° enviar 35 alunos do curso de gradua√ß√£o em Administra√ß√£o P√ļblica (Csap) a 13 cidades, localizadas em sete Territ√≥rios de Desenvolvimento de Minas Gerais. Desta vez, o projeto, que j√° passou por sete prefeituras desde 2016, ir√° contemplar os munic√≠pios de Bom Despacho e Oliveira (Oeste); Capit√≥lio (Sudoeste); Conselheiro Lafaiete (Vertentes); Itamarandiba (Alto Jequitinhonha); Itumirim (Sul); Machacalis (Mucuri); Rubelita (Norte); e Mateus Leme, Moeda, Nova Era, Nova Uni√£o e Ribeir√£o das Neves (Metropolitano).

Estado brasileiro com maior n√ļmero de munic√≠pios (853), segundo em quantidade de habitantes (20 milh√Ķes) e quarto em √°rea territorial (586.522 km¬≤), Minas Gerais √© um retrato de diversidade cultural, econ√īmica e social. Nas palavras de Guimar√£es Rosa, ‚ÄúMinas s√£o muitas. Por√©m poucos s√£o aqueles que conhecem as mil faces das Gerais‚ÄĚ. Buscando, ent√£o, compreender essas diferentes particularidades e contribuir para atenuar as desigualdades regionais, o Prinagem possibilita que os estudantes vivenciem a realidade de munic√≠pios que apresentam caracter√≠sticas bastante distintas e que coloquem em pr√°tica os conhecimentos te√≥ricos adquiridos em sala de aula.

‚ÄúO desenvolvimento do Prinagem visa proporcionar aos discentes do Csap experi√™ncia de atua√ß√£o juntos √†s administra√ß√Ķes municipais do Estado de Minas Gerais, assessorando tecnicamente os munic√≠pios em √°reas como planejamento, elabora√ß√£o, gest√£o, monitoramento e avalia√ß√£o de projetos‚ÄĚ, explica o Presidente da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro, Roberto Nascimento. ‚ÄúCom isto, poder√£o ser alcan√ßados alguns dos objetivos espec√≠ficos constantes do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) e contemplados no Plano Plurianual de A√ß√£o Governamental (PPAG), como promover e fomentar iniciativas de capacita√ß√£o para os gestores municipais e aprimorar os canais de comunica√ß√£o e da consolida√ß√£o e compartilhamento de informa√ß√Ķes municipais‚ÄĚ, destaca.

Desafios - Segundo o professor √Āgnez de L√©lis Saraiva, da Ger√™ncia de Extens√£o e Rela√ß√Ķes Institucionais da Escola de Governo da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro, a imers√£o municipal exige um extenso preparo, pois os estudantes precisam responder de forma criativa e r√°pida √†s demandas apresentadas pelos gestores municipais.

Neste sentido, os alunos selecionados participam durante todo o semestre de reuni√Ķes preparat√≥rias, estudam minuciosamente as demandas encaminhadas pelas prefeituras e elaboram um diagn√≥stico da situa√ß√£o dos munic√≠pios. ‚ÄúA partir das informa√ß√Ķes pr√©vias que recebemos e dos dados pesquisados, conseguimos destacar os principais problemas e potencialidades locais para que eles cheguem ao Prinagem prontos para percorrer a dist√Ęncia que existe entre a teoria acad√™mica e a realidade das administra√ß√Ķes municipais‚ÄĚ, esclarece Saraiva.

De acordo com a Diretora Adjunta da Escola de Governo, Laura da Veiga, a excel√™ncia dos professores e pesquisadores da Escola de Governo da FJP e um projeto pedag√≥gico contextualizado com os desafios da administra√ß√£o p√ļblica s√£o fundamentais, mas tamb√©m ganham destaque as iniciativas de extens√£o universit√°ria, como o Prinagem.¬†

Segundo ela, a participa√ß√£o no projeto de imers√£o como requisito para todos os alunos √© uma inova√ß√£o na forma√ß√£o de gestores p√ļblicos. ‚ÄúPor meio do Prinagem a Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro est√° propiciando ao servi√ßo p√ļblico estadual profissionais sens√≠veis √†s necessidades da sociedade mineira, sobretudo em se pensando toda a diversidade de territ√≥rios e demandas do Estado‚ÄĚ, salienta.

Parceria - Secret√°rio Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, tamb√©m √† frente da pasta de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Machacalis, Alexandre Amador de Souza comemora a parceria. ‚ÄúPara n√≥s, receber os estudantes ser√° uma experi√™ncia √ļnica. Esta regi√£o, especialmente nosso munic√≠pio, √© muito carente de m√£o de obra capacitada‚ÄĚ, observa. ‚ÄúAcredito que esta parceria v√° possibilitar um trabalho √≠mpar com os secret√°rios e demais funcion√°rios para que possamos atuar de forma mais t√©cnica e buscar melhores resultados na presta√ß√£o de servi√ßos √† nossa popula√ß√£o‚ÄĚ, afirma.

As demandas de Bom Despacho s√£o diferentes, mas a expectativa da secret√°ria municipal de Planejamento, Or√ßamento e Gest√£o, Maria de F√°tima Rodrigues, tamb√©m √© forte. ‚ÄúEstamos muito felizes com a oportunidade de receber os alunos da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro. Temos muitas demandas no munic√≠pio e, neste momento, acredito que eles ser√£o de extrema import√Ęncia atuando em tr√™s projetos: na estrutura√ß√£o da cooperativa de reciclagem, na elabora√ß√£o do Plano Municipal de Sa√ļde e na constru√ß√£o da Lei Or√ßament√°ria Anual (LOA) e do Plano Plurianual (PPA). Conhe√ßo de perto o trabalho da institui√ß√£o e tenho certeza de que teremos √≥timos resultados‚ÄĚ, avalia.

‚ÄúN√£o tenho d√ļvidas de que, ao colaborar para o aprimoramento municipal, os discentes da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro se ver√£o diante de uma oportunidade √ļnica de contribuir para a melhoria dos servi√ßos ofertados √†s comunidades locais e, portanto, de antecipar os resultados do investimento estadual na forma√ß√£o de gestores altamente qualificados‚ÄĚ, conclui Roberto Nascimento.

O professor Agnez de Lélis Saraiva e os alunos Thales Pizani, Izabella Nascimento e Luiz Fernando Prado durante reunião preparatória para definição das atividades que serão desenvolvidas no município de Capitólio

Foto: divulgação

Informa√ß√Ķes para a imprensa: (31) 3448-9561 | 3448-9588