Empresas juniores ganham destaque ao aliar qualidade e baixo custo na prestação de serviços para municípios, órgãos estaduais e entidades de classe

Dinamizar as economias locais, aumentar a arrecada√ß√£o e diminuir a depend√™ncia das transfer√™ncias financeiras do Fundo de Participa√ß√£o dos Munic√≠pios s√£o alguns dos desafios enfrentados por prefeituras de todo o pa√≠s. Dados de Gest√£o Fiscal do √ćndice da Federa√ß√£o das Ind√ļstrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) referentes a 2010 apontam que 94% dos 5.570 munic√≠pios brasileiros tinham nas transfer√™ncias pelo menos 70% de suas receitas correntes. Para Minas Gerais, o √ćndice mostrou que 91,5% das prefeituras tinham, naquele ano, situa√ß√£o fiscal dif√≠cil ou cr√≠tica.

Em um cen√°rio de adversidades econ√īmicas, administrativas e sociais, solu√ß√Ķes de baixo custo que colaborem para a garantia de uma gest√£o p√ļblica respons√°vel e efetiva t√™m sido adotadas por diversas prefeituras mineiras. Nesse contexto, uma das alternativas que vem apresentando bons resultados √© a contrata√ß√£o de empresas juniores, formadas por estudantes universit√°rios que atuam sob a supervis√£o de professores orientadores.

Em Minas Gerais existem atualmente duas consultorias juniores na √°rea de administra√ß√£o p√ļblica. Uma delas, criada por estudantes da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro, atua h√° 18 anos no campo da gest√£o p√ļblica e governamental, tendo como principais clientes √≥rg√£os da administra√ß√£o direta e indireta de Minas Gerais, munic√≠pios e entidades de classe.

Jo√£o Pinheiro Jr. - Formada por 40 estudantes selecionados anualmente por meio de um programa de trainee entre os oito per√≠odos do curso de gradua√ß√£o em Administra√ß√£o P√ļblica da FJP, mantido pelo Governo de Minas, a Jo√£o Pinheiro Jr. tem como principal objetivo prestar servi√ßos de excel√™ncia a pre√ßos reduzidos, colaborando, assim, para a transforma√ß√£o da realidade social do Estado.

Integrante da Federa√ß√£o das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais, a consultoria atua nas √°reas de gest√£o (gest√£o de documentos, redesenho de processos, plano de cargos e carreiras); pesquisa e diagn√≥stico de pol√≠ticas p√ļblicas; planejamento e or√ßamento (arrecada√ß√£o de recursos, instrumentos or√ßament√°rios, planejamento tribut√°rio, planos de desenvolvimento, proje√ß√£o de receitas e despesas); treinamentos e capacita√ß√Ķes (contabilidade b√°sica, gest√£o de documentos, licita√ß√Ķes e contratos, Plano Plurianual - PPA, Lei Or√ßament√°ria Anual - LOA,Lei de Diretrizes Or√ßament√°rias - LDO e Plano Diretor,¬† regime diferenciado de contrata√ß√£o).

‚ÄúA excel√™ncia da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro enquanto uma das melhores faculdades de Administra√ß√£o P√ļblica do pa√≠s, o apoio institucional que nos √© oferecido e a disponibiliza√ß√£o de professores que orientam todos os projetos s√£o essenciais para que possamos atuar de maneira estrat√©gica e incisiva em diversas √°reas‚ÄĚ, explica o estudante Luiz Fernando Prado, presidente da Jo√£o Pinheiro Jr.¬†

Mauro C√©sar da Silveira, gerente de Extens√£o e Rela√ß√Ķes Institucionais da Escola de Governo da FJP, reitera a import√Ęncia da pr√°tica cont√≠nua de atividades de extens√£o para que os estudantes aliem o desejo de aprender √† vontade de apresentar solu√ß√Ķes criativas nos projetos por eles desenvolvidos. ‚ÄúDurante o curso, os alunos participam de diversas atividades de imers√£o em todo o Estado, o que os coloca em contato direto com os desafios da gest√£o p√ļblica municipal e os leva a buscar alternativas simples e inovadoras que contribuam efetivamente com o planejamento e execu√ß√£o das pol√≠ticas p√ļblicas municipais‚ÄĚ, observa.

Via de m√£o dupla - Segundo Prado, a contrata√ß√£o da empresa gera economia de recursos e de tempo para os munic√≠pios, √≥rg√£os e entidades. Por ser uma associa√ß√£o sem fins lucrativos, sua contrata√ß√£o pode ser feita por dispensa de licita√ß√£o, mecanismo garantido pela Lei Federal n¬ļ 8.666/93, o que evita processos mais complexos e demorados.

‚ÄúOutro ponto importante √© que nossos pre√ßos s√£o bem menores do que aqueles praticados no mercado, pois os valores cobrados por nossos projetos se destinam basicamente aos custos operacionais e √†s taxas administrativas da empresa‚ÄĚ, destaca.

Para ele, os servi√ßos oferecidos possibilitam a aplica√ß√£o dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, o que √© fundamental para o desenvolvimento profissional dos estudantes, estimulando tamb√©m seu esp√≠rito empreendedor, mas os ganhos s√£o rec√≠procos. ‚ÄúPor meio de nossos projetos visamos alcan√ßar os melhores resultados para nossos contratantes. Ao mesmo tempo, isso aperfei√ßoa as habilidades e compet√™ncias dos membros da consultoria‚ÄĚ, conclui.¬†

Membros da gest√£o 2017 da consultoria Jo√£o Pinheiro Jr.

Imagem: Divulgação JP Jr.

Consultoria Jo√£o Pinheiro Jr.

Facebook: http://facebook.com/joaopinheirojr

Informa√ß√Ķes para a imprensa: (31) 3448-9561 / 3448-9588