Projeto de imersão da Fundação João Pinheiro vai subsidiar planejamento municipal de Candeias

Coordenados pelo pesquisador e professor da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro (FJP), Jo√£o Batista Rezende, estudantes do curso de gradua√ß√£o em Administra√ß√£o P√ļblica est√£o participando de um projeto de imers√£o no munic√≠pio de Candeias, localizado na regi√£o oeste de Minas Gerais. A iniciativa tem como foco a contribui√ß√£o efetiva para o aprimoramento da gest√£o local e ser√° realizada em duas etapas.

Na primeira fase da imers√£o, iniciada com uma visita √† cidade entre os dias 10 e 12 de abril, a equipe composta por quatro alunos da FJP apresentou um diagn√≥stico realizado previamente por meio de documentos referentes √† gest√£o municipal e os resultados da an√°lise foram¬† discutidos com os gestores, servidores da administra√ß√£o p√ļblica local e representantes de organiza√ß√Ķes n√£o governamentais que atuam em Candeias.

Com base nesse diagn√≥stico, a equipe est√° preparando uma avalia√ß√£o que vai embasar a elabora√ß√£o do planejamento das secretarias municipais para a constru√ß√£o do Plano Plurianual Municipal. Este trabalho ser√° desenvolvido junto √†s sete secretarias: Administra√ß√£o e Planejamento; Desenvolvimento Rural e Agropecu√°rio; Educa√ß√£o, Cultura, Esporte e Lazer; Fazenda; Sa√ļde; Transporte e Obras P√ļblicas; Urbanismo e Politicas Ambientais.

Para a estagi√°ria do Centro de Estudos de Pol√≠ticas P√ļblicas da FJP, Elise H√ļngaro, o projeto representa uma importante contribui√ß√£o para o munic√≠pio. ‚ÄúPercebemos que, por desconhecerem os √≠ndices e onde podem ser encontrados, os servidores municipais n√£o acessam as informa√ß√Ķes das principais bases de dados que podem subsidiar a elabora√ß√£o das pol√≠ticas p√ļblicas, como aquelas divulgadas pela Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro, pelo Tribunal de Contas da Uni√£o, pelo IBGE, pela Secretaria de Fazenda, pelo Tesouro Nacional e pela Lei Robin Hood‚ÄĚ, explica.

O coordenador do projeto, Jo√£o Batista Rezende, defende a realiza√ß√£o dos programas de imers√£o em duas etapas. ‚Äú√Č fundamental termos a oportunidade de fazer um planejamento do trabalho a ser executado nos munic√≠pios em que atuamos com os alunos, o que favorece o apoio efetivo √† gest√£o p√ļblica municipal e tamb√©m o aprendizado dos estudantes‚ÄĚ, pontua.

Tamb√©m integrante da equipe de estudantes, Gian Gabriel Guglielmelli, considera essencial conhecer a realidade dos munic√≠pios mineiros, o que amplia sua vis√£o sobre as diversas vari√°veis da administra√ß√£o p√ļblica. ‚ÄúEsta experi√™ncia est√° agregando muito √† minha viv√™ncia e forma√ß√£o como gestor p√ļblico. √Č tamb√©m uma oportunidade de utilizar nossos conhecimentos te√≥ricos na pr√°tica e fazer a diferen√ßa, o que foi gratificante pra mim‚ÄĚ, afirma.

Projetos de Extens√£o - A Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro desenvolve atividades de extens√£o com os alunos do curso de gradua√ß√£o em Administra√ß√£o P√ļblica durante todo o ano letivo e tamb√©m nos meses de f√©rias escolares. Em janeiro de 2017, 46 estudantes participaram, de forma volunt√°ria, de quatro projetos de imers√£o em 16 munic√≠pios mineiros e um no interior do estado do Tocantins.¬†

Coordenados pela Ger√™ncia de Extens√£o e Rela√ß√Ķes Institucionais (Geri) da Escola de Governo da FJP, esses programas priorizam a√ß√Ķes que resultem em benef√≠cios permanentes para os munic√≠pios, ao mesmo tempo em que proporcionam aos futuros gestores p√ļblicos a experi√™ncia pr√°tica de atua√ß√£o junto √†s administra√ß√Ķes municipais do Estado, assessorando tecnicamente os gestores locais nas √°reas de planejamento, elabora√ß√£o,¬† monitoramento e avalia√ß√£o de pol√≠ticas p√ļblicas.

¬†Equipe da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro com representantes de organiza√ß√Ķes n√£o governamentais que atuam em Candeias. -¬†Foto: Elise H√ļngaro

Informa√ß√Ķes para a imprensa: (31) 3448-9561 / 3448-9588