Fundação João Pinheiro promove seminário sobre a profissão docente em Minas Gerais

Evento acontece entre 15 e 17 de mar√ßo com a participa√ß√£o de pesquisadores de 11 institui√ß√Ķes

Essencial para o desenvolvimento social, econ√īmico e pol√≠tico de um pa√≠s, a educa√ß√£o e suas interfaces com as pol√≠ticas p√ļblicas t√™m sido foco de diversas pesquisas no meio acad√™mico. Para apresentar e discutir estudos recentes sobre o tema e a√ß√Ķes de pol√≠ticas p√ļblicas relacionadas √† profiss√£o de professor no Brasil, a Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro (FJP) ir√° realizar, entre os dias 15 e 17 de mar√ßo, o semin√°rio Panorama da profiss√£o docente no Estado de Minas Gerais: diagn√≥stico e perspectivas.

Organizado pelo N√ļcleo de Estudos em Educa√ß√£o e Pol√≠ticas P√ļblicas (NEEPP) e pelo Grupo de Pesquisa sobre Evas√£o Docente (GPED), ambos da FJP, com financiamento da Fapemig e em parceria com a Faculdade de Educa√ß√£o da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a PUC Minas, o evento foi idealizado com a proposta de colocar em pauta a relev√Ęncia do papel do professor para a constru√ß√£o de uma educa√ß√£o de qualidade. Aberto ao p√ļblico, o semin√°rio ter√° vagas limitadas, sujeitas √† lota√ß√£o do audit√≥rio.

Universalização - Considerando a recente universalização do ensino fundamental no país e os esforços para a universalização da educação infantil e do ensino médio, aspectos relacionados à profissão de professor, tais como sua formação e sua permanência ou não na carreira docente, representam um dos mais relevantes desafios para se elevar o atual padrão de ensino no Brasil.

Este será o mote do evento, que será aberto com a palestra Profissão docente no Brasil: limites e desafios, ministrada pela professora Patrícia Albieri de Almeida, da Fundação Carlos Chagas. A programação contará ainda com a apresentação de estudos sobre a matéria desenvolvidos por pesquisadores da Fundação João Pinheiro, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), da PUC-MG, da UFMG, da Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE).

N√ļcleo de Estudos em Educa√ß√£o e Pol√≠ticas P√ļblicas (NEEPP/FJP) - Formado por pesquisadores que desenvolvem estudos relacionados √†s interfaces entre a educa√ß√£o e as pol√≠ticas p√ļblicas, o NEEPP trabalha com quest√Ķes vinculadas ao¬†clima escolar, como as rela√ß√Ķes entre alunos e professores, dos estudantes entre si, das escolas com as comunidades e as implica√ß√Ķes da indisciplina no espa√ßo escolar, entre outras. O N√ļcleo tamb√©m atua, em parceria com o Grupo de Pesquisa sobre Evas√£o Docente¬†(GPED/FJP), na realiza√ß√£o de pesquisas que t√™m como foco o quadro da rede estadual de Minas Gerais.

Grupo de Pesquisa sobre Evas√£o Docente¬†(GPED/FJP) - Partindo da hip√≥tese de que a profiss√£o docente atravessa uma crise e de que esta provoca, entre outros fen√īmenos, o abandono da profiss√£o pelos professores, o Grupo tem como objeto de estudo fatores determinantes que contribuem para a constru√ß√£o dessa nova realidade. Os estudos desenvolvidos pelo GPED buscam identificar o perfil dos professores da rede estadual, as causas para o abandono ou perman√™ncia desses profissionais na carreira e as pol√≠ticas p√ļblicas destinadas a atender esse segmento espec√≠fico de servidores.

Seminário Panorama da profissão docente no estado de Minas Gerais: diagnóstico e perspectivas

15, 16 e 17 de março | 2017

Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro - Audit√≥rio Jussara Seixas [Alameda das Ac√°cias, 70 - 5¬ļ andar - S√£o Luiz | Pampulha]

15 de março|2017