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Consultoria Jo√£o Pinheiro Jr proporciona experi√™ncia pr√°tica a estudantes de administra√ß√£o p√ļblica e oferece servi√ßos de qualidade a baixo custo

Data de publicação .

Empresa atua em projetos junto a órgãos da administração direta e indireta do Estado de Minas Gerais, municípios e entidades de classe

Retribuir √† sociedade o investimento feito pelo governo do Estado para oferecer o curso de gradua√ß√£o em Administra√ß√£o P√ļblica de forma gratuita e prestar servi√ßos de excel√™ncia a pre√ßos reduzidos para transformar a realidade social. Estes s√£o alguns dos objetivos da Jo√£o Pinheiro Jr., empresa de consultoria administrada por estudantes da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro (FJP).

Criada h√° 18 anos, a Jo√£o Pinheiro Jr. √© uma associa√ß√£o sem fins lucrativos formada por 40 membros, selecionados anualmente por meio de um programa de trainee entre os oito per√≠odos do curso de Administra√ß√£o P√ļblica (Csap) da FJP. A empresa √© uma das oito consultorias juniores de administra√ß√£o p√ļblica do pa√≠s, uma das duas mineiras, e a √ļnica no Estado que faz parte da Federa√ß√£o de Empresas Juniores.

Atuando no campo da gest√£o p√ļblica e governamental, a consultoria tem como principais clientes os √≥rg√£os da administra√ß√£o direta e indireta do Estado de Minas Gerais, munic√≠pios e entidades de classe. Entre os servi√ßos ofertados est√£o pesquisas de clima organizacional, planos de cargos, carreiras e vencimentos, planejamentos estrat√©gicos, pesquisas de pol√≠ticas p√ļblicas, redesenho de processos e treinamentos, al√©m de projetos personalizados de acordo com as necessidades dos clientes e da capacidade de atendimento da Jo√£o Pinheiro Jr.

De acordo com Luiz Fernando Prado, atual diretor de neg√≥cios da empresa e presidente eleito para a gest√£o 2017, os servi√ßos oferecidos t√™m o objetivo de possibilitar a aplica√ß√£o dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, mas os ganhos s√£o rec√≠procos. ‚ÄúPor meio de nossos projetos, visamos alcan√ßar os melhores resultados para as organiza√ß√Ķes que nos contratam. Ao mesmo tempo, isso aperfei√ßoa as habilidades e compet√™ncias dos membros da consultoria‚ÄĚ, explica. ‚ÄúA excel√™ncia da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro enquanto uma das melhores faculdades de Administra√ß√£o P√ļblica do pa√≠s e o apoio institucional, infraestrutura e suporte que ela nos oferece, al√©m da disponibiliza√ß√£o de professores que orientam todos os projetos, s√£o essenciais para que possamos atuar de maneira estrat√©gica e incisiva em diversas √°reas‚ÄĚ, salienta o estudante.

Diferencial - Por ser uma associa√ß√£o sem fins lucrativos, destinada ao desenvolvimento de ensino, pesquisa e extens√£o, a Jo√£o Pinheiro Jr. pode ser contratada por dispensa de licita√ß√£o, mecanismo garantido pela Lei Federal n¬ļ 8.666/93. ‚ÄúContratar nossa consultoria pode significar economia de dinheiro e tempo para os √≥rg√£os, visto que os processos licitat√≥rios s√£o longos e demorados‚ÄĚ esclarece Prado. ‚ÄúOutro ponto importante √© que nossos pre√ßos costumam ser bem menores do que aqueles praticados no mercado, pois os valores cobrados por nossos projetos se destinam basicamente aos custos operacionais e √†s taxas administrativas da empresa‚ÄĚ, destaca.

O futuro presidente da consultoria afirma ainda que, a partir do pr√≥ximo ano, a Jo√£o Pinheiro Jr. vai expandir seu foco de atua√ß√£o na √°rea de gest√£o municipal. ‚ÄúSabemos das dificuldades presentes na administra√ß√£o dos munic√≠pios e estamos dispostos a atuar de maneira expressiva, abertos para ouvir as demandas existentes e prontos para realizar o que estiver ao nosso alcance para capacitar, profissionalizar e facilitar a gest√£o municipal‚ÄĚ, declara.

Projetos - Em novembro a João Pinheiro Jr. deu início a três novos projetos. Contratada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais, a empresa irá atuar na reestruturação dos processos internos da instituição para promover melhorias organizacionais, evitar retrabalhos, desperdício de recursos, conflito de tarefas e aumentar a produtividade, entre outros aspectos.

Junto à Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (Asmare) de Belo Horizonte, uma das entidades pioneiras no Brasil no segmento, a empresa junior firmou uma parceria para padronizar e oferecer treinamento e acompanhamento das atividades administrativas da entidade.

 

Tamb√©m contratada por uma empresa privada para a execu√ß√£o de um Projeto Personalizado de An√°lise de Legisla√ß√£o, a consultoria ir√° avaliar, detalhar e registrar os descontos, benef√≠cios e isen√ß√Ķes fiscais, tribut√°rias e cartoriais que um programa social do governo federal pode propiciar aos munic√≠pios em que a organiza√ß√£o atua e instruir sobre as formas mais eficientes de usufruir de poss√≠veis benef√≠cios. ‚ÄúEmbora n√£o esteja no nosso portf√≥lio de produtos, percebemos que o projeto est√° fortemente alinhado aos nossos objetivos e que poder√≠amos contribuir expressivamente com a empresa, o que nos levou a aceitar esse desafio‚ÄĚ, explica Prado.

Responsabilidade social - Para contribuir com a forma√ß√£o de gestores conscientes e solid√°rios, o N√ļcleo Social da Jo√£o Pinheiro Jr., em parceria com a Ger√™ncia de Extens√£o e Rela√ß√Ķes Institucionais da Escola de Governo da FJP, √© o respons√°vel pela gest√£o de projetos que colocam os alunos em contato direto com diferentes realidades socioecon√īmicas.

Entre os projetos desenvolvidos, o Fica Ativo! Repensar, realizado na Escola Estadual Neidson Rodrigues, no Conjunto Paulo VI, em Belo Horizonte, conta com onze alunos volunt√°rios e promove reuni√Ķes noturnas semanais com cerca de dez jovens. Por semestre, s√£o realizados 16 encontros que buscam estimular a reflex√£o sobre temas cotidianos, tendo a arte como meio de di√°logo. J√° o Fica Ativo! Cidadania, projeto realizado na Escola Municipal Dorah Tomich Laender, no bairro Serra Verde, tamb√©m em Belo Horizonte, conta com 16 alunos do Csap que ministram aulas sobre direitos e cidadania em turmas de Educa√ß√£o de Jovens e Adultos (EJA). As aulas, com dura√ß√£o de uma hora, acontecem semanalmente, no per√≠odo noturno, e s√£o lecionadas em duplas a seis turmas com 20 alunos cada.

O N√ļcleo Social coordena, ainda, o cursinho Educar, projeto que teve in√≠cio em 2014 com o objetivo de ampliar as chances de acesso de estudantes carentes ao ensino superior, por meio da oferta de um pr√©-vestibular gratuito preparat√≥rio para o Exame Nacional do Ensino M√©dio (Enem). O Educar conta com 24 professores volunt√°rios e monitores, entre alunos da FJP e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e profissionais j√° graduados. Em 2016, o cursinho beneficiou 40 estudantes de escolas p√ļblicas, sendo 25 jovens aprendizes da Associa√ß√£o Profissionalizante do Menor (Assprom).

 

Para o diretor do N√ļcleo Social, Fernando Anelli, a JP Jr. possibilita uma aproxima√ß√£o real das demandas da sociedade e uma melhor percep√ß√£o sobre a efetividade das a√ß√Ķes propostas. ‚ÄúS√£o tr√™s projetos com premissas distintas, mas que fazem a diferen√ßa ao ampliar nossa vis√£o de mundo e o contato com o p√ļblico-alvo das pol√≠ticas p√ļblicas relacionadas a estes temas‚ÄĚ.

 

Segundo ele, esse p√ļblico majoritariamente jovem possibilita aos futuros servidores estaduais perceber quais s√£o suas perspectivas e gera uma cont√≠nua troca de experi√™ncias. ‚ÄúPerceber a desigualdade social do Brasil em suas diversidades √© essencial para a forma√ß√£o do gestor p√ļblico que pretende compreender e propor solu√ß√Ķes e os projetos nos quais nos envolvemos no N√ļcleo Social permitem isso de diversas maneiras‚ÄĚ, considera.

 

Clarissa Duarte, assessora do N√ļcleo Social, explica que os projetos da diretoria est√£o interligados ao tema da educa√ß√£o entre jovens que enfrentam situa√ß√Ķes de vulnerabilidade social. ‚ÄúOs projetos, como o Fica Ativo! Cidadania e o Fica Ativo! Repensar, por exemplo, impactam a vida de seus participantes na medida em que criam espa√ßos de discuss√£o e reflex√£o cr√≠tica, os quais, normalmente, n√£o s√£o contemplados na estrutura formal da escola‚ÄĚ, pontua. ‚ÄúAssim, queremos sempre proporcionar um encontro ou uma aula que possa somar perspectivas, pautados na garantia de direitos e sabendo que o enfrentamento da vulnerabilidade social √© um processo muito complexo que n√£o vamos mudar em um √ļnico ciclo de projeto‚ÄĚ, pondera.

Envolvimento - ‚ÄúEntrar para a consultoria foi, sem d√ļvida, uma das minhas maiores conquistas. √Č n√≠tido, principalmente pra quem me conhece, o quanto eu cresci e me desenvolvi‚ÄĚ, afirma Diego Lopes Vieira, diretor de Marketing da JP Jr. Para ele, a oportunidade de ser diretor, liderar uma equipe e pensar estrat√©gias em conjunto com os colegas foi essencial para sua forma√ß√£o.

A atual presidente da empresa, Karina Lage, corrobora a opini√£o. ‚ÄúEntrei na Jo√£o Pinheiro Jr. no primeiro semestre de 2015 e passei pela diretoria de recursos humanos, participei de dois projetos externos e atuei como presidente em 2016. Com certeza essas experi√™ncias foram cruciais para minha forma√ß√£o, sendo poss√≠vel somar as teorias aprendidas em sala de aula √†s situa√ß√Ķes pr√°ticas no dia a dia da empresa‚ÄĚ, conta. ‚ÄúPrecisamos, al√©m de aprender, levar solu√ß√Ķes para a administra√ß√£o p√ļblica, ent√£o nosso foco √© alcan√ßar os melhores resultados‚ÄĚ, conclui.

Gradua√ß√£o - Oferecido de forma gratuita, o curso de Administra√ß√£o P√ļblica tem dura√ß√£o de quatro anos e bolsa de estudos¬†mensal correspondente a um sal√°rio m√≠nimo. Ap√≥s formados, os bachar√©is s√£o nomeados para atuar como Especialistas em Pol√≠ticas P√ļblicas e Gest√£o Governamental (EPPGG) em um dos diversos √≥rg√£os e entidades da administra√ß√£o direta, aut√°rquica e fundacional do poder executivo estadual. Esses profissionais s√£o aptos a trabalhar nas √°reas de planejamento e avalia√ß√£o, administra√ß√£o financeira e or√ßament√°ria, contabilidade, moderniza√ß√£o da gest√£o, racionaliza√ß√£o de processos, gest√£o e tecnologia da informa√ß√£o, recursos log√≠sticos, recursos materiais, recursos humanos e administra√ß√£o patrimonial.

 

Membros da gest√£o 2016 da consultoria Jo√£o Pinheiro Jr.

Imagem: Divulgação JP Jr.

 

 

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