Inscri√ß√Ķes abertas para cursos a dist√Ęncia da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro

A Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro est√° com inscri√ß√Ķes abertas para cinco cursos a dist√Ęncia com in√≠cio previsto para os meses de outubro e novembro: G√™nero e Pol√≠ticas P√ļblicas para as Mulheres, Forma√ß√£o de Professores Autores e Professores Tutores em Educa√ß√£o a Dist√Ęncia e Direito Ambiental (outubro) e Pol√≠ticas Urbanas e Hist√≥ria Oral (novembro). Todos eles abordam √°reas que t√™m se destacado n√£o s√≥ por sua relev√Ęncia no atual contexto mundial, mas tamb√©m pelas in√ļmeras possibilidades de atua√ß√£o no mercado de trabalho, dentro e fora do setor p√ļblico.

A modalidade de ensino a dist√Ęncia ganhou expressividade nos √ļltimos anos por ampliar as possibilidades de qualifica√ß√£o para profissionais que nem sempre t√™m disponibilidade para comparecer regularmente a aulas presenciais. Outra vantagem deste tipo de curso √© a variedade de ferramentas virtuais de aprendizagem dispon√≠veis, como videoaulas, audioaulas, e-books, gloss√°rios, wikis e f√≥runs, que se adequam a diferentes contextos, possibilitandoa flexibiliza√ß√£o dos hor√°rios de estudo.

O formul√°rio de inscri√ß√£o para os cursos a dist√Ęncia da FJP est√° dispon√≠vel no endere√ßo http://eg.fjp.mg.gov.br/index.php/inscricoes-ead . O n√ļmero de vagas √© limitado por curso e seu preenchimento se d√° por ordem de envio da ficha de inscri√ß√£o e do comprovante de pagamento. A confirma√ß√£o de matr√≠cula √© feita por email, junto com as orienta√ß√Ķes de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro.

Inscri√ß√Ķes at√© 10 de outubro | In√≠cio das aulas: 17 de outubro

Direito Ambiental (20 horas / 6 semanas) - Com a proposta de fomentar o debate sobre os marcos regulatórios internacionais e nacionais sobre meio ambiente, o curso aborda novos conceitos, normas jurídicas e os aspectos de responsabilidade, proteção e garantia na área ambiental.

Valor: R$ 90

Inscri√ß√Ķes at√© 13 de outubro | In√≠cio das aulas: 17 de outubro

G√™nero e Pol√≠ticas P√ļblicas para as Mulheres (30 horas / 6 semanas) - Com o objetivo de instrumentalizar gestores p√ļblicos, estudantes ou profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar com pol√≠ticas p√ļblicas de g√™nero, o curso aborda as desigualdades sociais, as diferen√ßas de oportunidades entre homens e mulheres, a rela√ß√£o entre as pol√≠ticas p√ļblicas e as desigualdades sociais, o papel dessas pol√≠ticas como indutoras da igualdade de g√™nero e os desafios para as pol√≠ticas p√ļblicas de g√™nero.

Valor: R$ 130

Forma√ß√£o de Professores Autores e Professores Tutores em Ensino a Dist√Ęncia (36 horas / 6 semanas) - Voltado para a forma√ß√£o de profissionais graduados (curso superior em qualquer √°rea de conhecimento) que desejem atuar na produ√ß√£o de material did√°tico e na media√ß√£o de cursos e a√ß√Ķes educacionais na modalidade a dist√Ęncia, o curso apresenta as ferramentas dispon√≠veis no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), as pr√°ticas pedag√≥gicas inerentes a esse tipo de plataforma e trabalha de forma din√Ęmica as metodologias de elabora√ß√£o de conte√ļdos EaD e a tutoria de cursos nessa modalidade.

Valor: R$ 180

Inscri√ß√Ķes at√© 31 de outubro | In√≠cio das aulas: 7 de novembro

Pol√≠ticas Urbanas (30 horas / 5 semanas) - Focado na capacita√ß√£o de gestores p√ļblicos, conselheiros de direitos e demais interessados, o curso apresenta a organiza√ß√£o do atual Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, o Movimento Nacional de Reforma Urbana, o Estatuto das Cidades e o Estatuto da Metr√≥pole. As aulas tamb√©m ir√£o abordar instrumentos como o Plano Diretor e conceitos de pol√≠ticas setoriais habitacionais, de regulariza√ß√£o fundi√°ria, de mobilidade e transporte, saneamento e pol√≠ticas metropolitanas.

Valor: R$ 120

Hist√≥ria Oral (30 horas / 6 semanas) - Com o objetivo de apresentar um panorama da teoria da metodologia da hist√≥ria oral, sua aplicabilidade no desenvolvimento de projetos interdisciplinares e suas potencialidades nos processos de aprendizagem em institui√ß√Ķes educacionais e de pesquisa, o curso √© voltado para professores, pesquisadores e profissionais que utilizam entrevistas como fonte documental.

Valor: R$ 130

Informa√ß√Ķes para a imprensa: (31) 3448-9561 / 3448-9588