Supervisores de institui√ß√Ķes de ensino e diretores regionais da Sedese s√£o treinados para executarem cursos da primeira fase do Capacita Suas

Guaracy Silva e Caroline de Castro s√£o supervisores do Centro Universit√°rio do Sul de Minas (Unis), uma das tr√™s institui√ß√Ķes de ensino respons√°veis pela execu√ß√£o dos cursos da primeira fase do programa Capacita Suas. Com outros coordenadores e com os diretores regionais da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), eles participam, at√© sexta-feira (12/08), de treinamento sobre o conte√ļdo dos cursos.

O trabalho come√ßou nesta segunda-feira (08/08), no audit√≥rio do Campus Pampulha da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro (FJP). A expectativa, segundo Guaracy Silva, √© repetir a boa atua√ß√£o dos cursos j√° realizados em outros estados. ‚ÄúRealizamos capacita√ß√Ķes no Acre, Tocantins e Distrito Federal. Agora, conhecemos bem a realidade de Minas, os professores s√£o daqui e, por isso, estamos bem confiantes. Ser√° uma grande contribui√ß√£o √† qualifica√ß√£o dos servidores‚ÄĚ, comenta o supervisor da universidade que ficar√° respons√°vel por 15 polos de capacita√ß√£o. Ao todo, ser√£o 21 em Minas Gerais.

Aproximação dos municípios

Na abertura, a secret√°ria da Sedese, Rosilene Rocha, elogiou as parcerias com a FJP e a Associa√ß√£o Mineira de Munic√≠pios (AMM), destacou a√ß√Ķes desenvolvidas pela secretaria, como o Fam√≠lia Acolhedora, implanta√ß√£o de Creas Regionais e a Estrat√©gia de Enfrentamento da Pobreza Rural. ¬†‚ÄúPrecisamos que nos organizar, para que o Suas tenha for√ßa. Os munic√≠pios est√£o no centro das aten√ß√Ķes da Sedese. estamos fazendo um grande esfor√ßo para estruturar as nossas diretorias regionais, em vez de concentrar tudo aqui. Assim tem sido o nosso trabalho em todos os eixos do Qualifica Suas, uma estrat√©gia de aproxima√ß√£o com os munic√≠pios‚ÄĚ, enfatizou.

A diretora adjunta da FJP, Laura da Veiga, ponderou que a consolida√ß√£o do Suas depende de um conjunto de for√ßas sociais. ‚ÄúIsso come√ßou com esta equipe que hoje est√° √† frente da Sedese, que transformou um sonho na implanta√ß√£o de uma nova forma de ver a assist√™ncia social no pa√≠s. Esperamos que os pontos de retrocesso que est√£o sendo criados n√£o avancem por muito tempo‚ÄĚ, alertou.

A coordenadora de Gest√£o do Trabalho do Minist√©rio do Desenvolvimento Social e Agr√°rio (MDSA), Eliane Teles, avaliou que os cursos j√° realizados em outros estados partiram de uma leitura da realidade dos munic√≠pios e, segundo ela, apresentaram bons resultados. ‚ÄúTemos visto a dedica√ß√£o dos coordenadores e identificamos o quanto a gest√£o do trabalho tem melhorado com o Capacita Suas. No final, a gente percebe o quanto esse programa √© v√°lido‚ÄĚ.

Também participou da mesa de abertura Mayra Camilo, do Departamento de Assistência Social da AMM. Nos próximos dias, as atividades do treinamento serão realizadas no Campus da FJP da Avenida Brasil, no Bairro Santa Efigênia. Os cursos começam na próxima segunda-feira (15/08).

Estrutura dos cursos

Nesta primeira etapa, serão 90 turmas, com um total de 3.496 vagas. Os cursos são presenciais, com carga horária de 40 horas/aulas, em cinco dias de duração, e estão divididos em duas fases. A primeira acontece no segundo semestre de 2016, com os cursos Gestão Orçamentária e Financeira do Suas e Atualização sobre Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica do Suas.

A segunda fase ser√° em 2017 e 2018, com os cursos Introdu√ß√£o ao Exerc√≠cio do Controle Social do Suas, Atualiza√ß√£o em Vigil√Ęncia Socioassistencial do Suas e Atualiza√ß√£o sobre Reordenamento dos Servi√ßos de Prote√ß√£o Social Especial.

Neste primeiro momento, os cursos ser√£o executados at√© dezembro, pelo Centro Universit√°rio Sul de Minas (Unis-MG), Universidade Federal de Uberl√Ęndia (UFU) e Instituto Federal de Educa√ß√£o Ci√™ncia e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (Campus Muzambinho), institui√ß√Ķes vencedoras de licita√ß√£o, realizada em mar√ßo deste ano. ¬†

Clique aqui para acessar o cronograma, material pedagógico e a relação dos polos de capacitação.

Foto: ACS/FJP

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Trabalho e Defesa Social