Apresentação do PIB do turismo de Minas Gerais é destaque em seminário da Fundação João Pinheiro

Estudo inédito utiliza a nova base de dados das Contas Regionais 2010-2013 e emprega coeficientes de atendimento turístico para mensurar a participação do setor na economia do Estado

A participa√ß√£o econ√īmica do turismo no total da economia mineira entre 2010 e 2013 foi, em m√©dia, de 1,6%. In√©dito no Estado, o estudo que calculou o Produto Interno Bruto - PIB do setor foi apresentado na tarde desta sexta-feira, 8 de julho, durante o Semin√°rio Conjuntura Econ√īmica de Minas Gerais, organizado pela Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro (FJP).

Com foco nos resultados dos indicadores econ√īmicos mineiros do per√≠odo janeiro-abril de 2016, o evento foi dividido nos pain√©is Cen√°rio internacional e perspectivas para a economia mineira; Cultura e desenvolvimento local; Desempenho setorial do PIB de Minas; e Com√©rcio internacional, finan√ßas p√ļblicas e mercado de trabalho. O PIB do turismo foi apresentado pelo pesquisador Caio Gon√ßalves, durante a mesa sobre o desempenho dos setores econ√īmicos do Estado.¬†

Para estimar o Valor Adicionado (VA) do turismo em Minas, ou seja, o valor de todos os bens e servi√ßos descontando os insumos de produ√ß√£o, o primeiro passo foi entender o comportamento do conjunto de atividades que comp√Ķem o setor. Classificados como Atividades Caracter√≠sticas do Turismo (ACT), esses servi√ßos englobam alojamento, alimenta√ß√£o, transporte terrestre, aquavi√°rio e a√©reo, aluguel de transporte, ag√™ncias de viagem e cultura e lazer.

Paralelamente, para levantar o percentual do atendimento realizado pelos estabelecimentos desses grupos de atividades, foi realizada a distin√ß√£o das atividades tur√≠sticas daquelas n√£o tur√≠sticas. Com isto, foi poss√≠vel apresentar os resultados do valor adicionado, os √≠ndices de volume e o deflator impl√≠cito calculados para o turismo de Minas Gerais de 2010 a 2013, desagregando o Valor Adicionado para os oito setores que o comp√Ķem.

‚ÄúEste estudo √© um esfor√ßo para a obten√ß√£o de uma medida mais representativa do turismo no Estado e nada melhor do que o levantamento do Valor Adicionado desse conjunto de atividades, que tanto contribui para economias locais de Minas Gerais‚ÄĚ, afirma Gon√ßalves.

Resultados - Em 2010, o Valor adicionado do turismo em Minas Gerais foi de R$ 4.803 milh√Ķes, seguido de R$ 5.494 em 2011. Em 2012, o VA do turismo superou a cifra de 6 milh√Ķes de reais, alcan√ßando R$ 6.415. No ano seguinte, este valor passou a R$ 6.965, o que representou 2,56% do total gerado pelo setor de servi√ßos no Estado. No total da economia, a participa√ß√£o do turismo em 2013 foi de 1,63%. Na compara√ß√£o entre 2010 e 2011, a atividade cresceu 7,1%. Em 2012, o incremento no setor foi de 3,4% e, em 2013, foi registrada uma leve retra√ß√£o de -0,04%.

‚ÄúApesar de representar apenas 1,63% do Valor Adicionado total do Estado em 2013, o Turismo de Minas Gerais cresceu acima dos Servi√ßos e do total de Minas Gerais em 2011 e 2012, observa Gon√ßalves. "A cifra de quase 7 bilh√Ķes em 2013 n√£o deve ser ignorada em um contexto em que a economia mineira precisa buscar diversifica√ß√£o e explorar outros potenciais. O turismo √© um deles‚ÄĚ, completa.

Desagregando o resultado para os oito grupos de atividades do turismo, alimentação corresponde, em média, a 35% do Valor Adicionado do setor. Se as atividades de alimentação e alojamento forem agrupadas, a representatividade sobe para 46% do total. O transporte terrestre também se destaca, com média de 27% do VA do turismo no período de 2010-2013. O transporte aéreo representa 7,6%, enquanto as agências de viagem e os serviços de cultura e lazer contribuem com 4% e 1%, respectivamente, para o turismo de Minas Gerais.

Valor Adicionado do Turismo de Minas Gerais 2010-2013 (R$ milh√Ķes)

Fonte: Centro de Estat√≠stica e Informa√ß√Ķes, Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro

Participação média dos grupos das Atividades Caraterísticas do Turismo no VA do Turismo de Minas Gerais (%)

Fonte: Centro de Estat√≠stica e Informa√ß√Ķes, Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro