Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro recebe embaixador brit√Ęnico para palestra sobre as rela√ß√Ķes bilaterais entre Reino Unido e Brasil

Apresenta√ß√£o abordou tamb√©m a cria√ß√£o do Consulado Brit√Ęnico em Belo Horizonte e as contribui√ß√Ķes do pa√≠s para as rela√ß√Ķes internacionais de Minas Gerais¬†¬†

O embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis, visitou nesta quarta-feira, 6 de abril, o Campus Pampulha da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro, em Belo Horizonte. Acompanhado do Consul do Reino Unido na capital mineira, Thomas Nemes, e do chefe da Assessoria de Rela√ß√Ķes Internacionais do Governo do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Perpetuo, Ellis conversou com os estudantes do curso de Administra√ß√£o P√ļblica da Escola de Governo da FJP sobre as rela√ß√Ķes bilaterais entre Inglaterra e Brasil, sobre a cria√ß√£o do Consulado Brit√Ęnico em Belo Horizonte e abordou as contribui√ß√Ķes do pa√≠s europeu para as rela√ß√Ķes internacionais de Minas Gerais.

Para o embaixador, que considera o Brasil uma superpot√™ncia em diversas √°reas, como na minera√ß√£o, agroneg√≥cio e no meio ambiente, Minas Gerais √© um estado estrat√©gico para o Reino Unido, com potencial econ√īmico e pol√≠tico incontest√°veis. Segundo ele, os neg√≥cios, especialmente os investimentos nas √°reas de minera√ß√£o, esporte e educa√ß√£o, s√£o os principais pontos de aproxima√ß√£o entre os dois pa√≠ses e o motivo da abertura, h√° um ano, do Consulado Brit√Ęnico em Belo Horizonte.

‚ÄúEstamos aqui em Minas porque valorizamos o que o estado tem. Nossos times ol√≠mpicos e paral√≠mpicos est√£o treinando aqui, mais de 800 pessoas j√° vieram, e isso traz benef√≠cios para o estado e para Belo Horizonte. Gra√ßas ao time de nata√ß√£o que veio treinar aqui, por exemplo, a UFMG hoje tem uma piscina nova, fant√°stica. Com os times paral√≠mpicos, est√° sendo preciso repensar a acessibilidade, o que ir√° impactar tamb√©m a toda a popula√ß√£o‚ÄĚ, observou.

Ellis destacou tamb√©m que Minas Gerais √© respons√°vel pelo 2¬ļ maior fluxo de envio de estudantes para o Reino Unido pelo Programa Ci√™ncia sem Fronteiras, com mais de 1.600 estudantes mineiros, e 41 ex-bolsistas do Programa Chevening, todos eles empregados em importantes empresas e institui√ß√Ķes brasileiras. ‚ÄúQueremos que venham estudar conosco. Temos hoje quatro das dez melhores universidades do mundo no Reino Unido e oferecemos cursos de mestrado, interc√Ęmbios de professores, cursos t√©cnicos e v√°rias pesquisas‚ÄĚ, afirmou.

Internacionaliza√ß√£o - Na abertura da palestra, o Assessor de Rela√ß√Ķes Internacionais do governo de Minas, Rodrigo Perp√©tuo, destacou que esse √© um momento muito especial da integra√ß√£o Minas-Reino Unido, principalmente pela estrutura√ß√£o do Programa de Internacionaliza√ß√£o Regionalizada, que pretende envolver os 17 Territ√≥rios de Desenvolvimento do Estado.

‚ÄúNa dimens√£o econ√īmica, vamos buscar compreender melhor todas as potencialidades e atividades em curso que dialoguem com os processos de atra√ß√£o de investimentos estrangeiros e com as possibilidades de exporta√ß√£o vinculadas √†s particularidades de cada regi√£o‚ÄĚ, explicou. ‚ÄúA dimens√£o t√©cnica ser√° materializada pela coopera√ß√£o internacional, como uma vertente transversal das v√°rias possibilidades de formula√ß√£o e nos diversos processos de execu√ß√£o da pol√≠tica p√ļblica. J√° a dimens√£o institucional coloca as rela√ß√Ķes do estado com organismos internacionais tamb√©m com uma abordagem muito focada no desenvolvimento dos territ√≥rios, respeitando suas especificidades, mas aliando as pol√≠ticas p√ļblicas do Estado com as diretrizes mais modernas que est√£o vindo do sistema internacional‚ÄĚ, completou.

Durante o evento, Rodrigo Perpetuo e o presidente da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro, Roberto Nascimento, anunciaram ainda que a Escola de Governo ir√° ofertar, a partir do pr√≥ximo semestre, a disciplina optativa Sociedade Internacional Contempor√Ęnea e a Internacionaliza√ß√£o dos Governos Locais para o curso de Administra√ß√£o P√ļblica, al√©m de realizar workshops semestrais para debater com as diversas secretarias do estado as rela√ß√Ķes internacionais em uma perspectiva acad√™mica.

Informa√ß√Ķes para a imprensa: (31) 3448-9561 / 3448-9588

Visita do Embaixador do Reino Unido a FJP

Thomas Nemes (Consul do Reino Unido em Belo Horizonte), Alex Ellis (Embaixador do Reino Unido no Brasil), Roberto Nascimento (Presidente da Fundação João Pinheiro) e

Rodrigo Perpetuo (Chefe da Assessoria de Rela√ß√Ķes Internacionais do Governo de Minas Gerais)