Imprimir

Pré-vestibular criado por alunos da Fundação João Pinheiro contabiliza sete aprovados para cursos superiores em 2016

Data de publicação .

Batizado de Educar, cursinho é oferecido de forma gratuita

 

Uma iniciativa de estudantes do Curso de Administra√ß√£o P√ļblica da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro (FJP) vem ganhando destaque na institui√ß√£o. Por causa dela, sete pessoas vindas de escolas p√ļblicas e que n√£o poderiam pagar por um cursinho pr√©-vestibular foram aprovadas este ano na UFMG, Puc Minas, UNA e nas Faculdades Pit√°goras.

O projeto, que teve in√≠cio em 2014, foi batizado de cursinho Educar. Oferecido de forma gratuita, o pr√©-vestibular abre uma turma por ano, com aulas de f√≠sica, qu√≠mica, biologia, hist√≥ria, geografia, l√≠ngua portuguesa, literatura, ingl√™s, reda√ß√£o, √°lgebra e geometria. Professores e monitores s√£o volunt√°rios e, em sua maioria, estudantes da FJP e da UFMG. A iniciativa tamb√©m foi abra√ßada pelo N√ļcleo Social da Consultoria Jo√£o Pinheiro Jr, e √© apoiada pela Ger√™ncia de Extens√£o e Rela√ß√Ķes Institucionais (Geri) da Escola de Governo da FJP.

Novas oportunidades - P√Ęmela Carla de Souza, de 20 anos, foi aprovada no curso de Gest√£o P√ļblica da UFMG. J√° graduada em Gest√£o de Recursos Humanos, ela acredita que o cursinho Educar foi o diferencial para sua aprova√ß√£o em 2016. ‚ÄúH√° muito tempo n√£o tinha contato com as mat√©rias requeridas no Enem. Sem o cursinho, n√£o creio que teria conseguido passar agora‚ÄĚ, afirma.

Vindo da Escola Estadual Professor Caetano Azeredo, Diego Aguilar, 20 anos, foi liberado de cursar o 3¬ļ ano pela nota que alcan√ßou no Enem em 2013. Matriculado no Educar em 2015, foi aprovado em dois cursos superiores. ‚ÄúFiquei dois anos sem estudar, at√© saber o que realmente queria para a minha vida. Corri atr√°s do tempo perdido, dando in√≠cio aos estudos no cursinho, o que me proporcionou uma boa base para o vestibular‚ÄĚ, conta. ‚ÄúEu estava atrasado, pelo tempo em que fiquei parado, mas me esforcei muito e os professores do Educar foram essenciais nesse processo. Estou cursando o primeiro per√≠odo de geografia na PUC Minas neste semestre e, no segundo semestre, ingresso em educa√ß√£o f√≠sica, na UFMG‚ÄĚ, conta.

A hist√≥ria do Daniel Mour√£o, de 20 anos, ex-aluno da Escola Estadual Francisco Menezes Filho, se assemelha √† de Diego. Ele foi aprovado em educa√ß√£o f√≠sica, na UFMG, e engenharia civil na PUC Minas.¬† ‚ÄúNo cursinho, tive professores incr√≠veis que me ajudaram muito a conseguir essa aprova√ß√£o‚ÄĚ, observa.

Al√©m de P√Ęmela, Diego e Daniel, a aluna do Educar Luana Turibio Marques foi aprovada em Est√©tica, no Centro Universit√°rio UNA, e em Engenharia de Controle e Automa√ß√£o, nas Faculdades Pit√°goras. No m√™s de janeiro, j√° haviam sido aprovados os alunos Nathalia Caroline Soares de Macedo, em direito na UFMG; Ana Luisa Dornelas, em pedagogia, na UFMG e na Uemg; e Ryan Castro, em design gr√°fico, na Uemg, e letras na UFMG.

Vagas - Para 2016, as 35 vagas oferecidas pelo Educar já foram preenchidas, mas há um cadastro de reserva para casos de desistências ao longo do ano. Os interessados devem se inscrever pelo endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . As aulas e monitorias começaram no dia 22 de fevereiro e vão até um dia antes das provas do Enem.

Concurso p√ļblico - O Educar tamb√©m passou a oferecer, em 2015, um curso preparat√≥rio espec√≠fico para a segunda etapa do concurso p√ļblico conjunto da¬† Secretaria de Estado de Planejamento e Gest√£o de Minas Gerais (Seplag) e Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro para provimento de cargos da carreira de Especialista em Pol√≠ticas P√ļblicas e Gest√£o Governamental (EPPGG). Com dura√ß√£o de dois meses, e oferta de 35 vagas, o curso conta com cinco professores de matem√°tica e cinco de hist√≥ria (disciplinas cobradas nas provas dissertativas do concurso) e aulas de segunda a sexta-feira, das 19h √†s 22h. A pr√≥xima turma ser√° aberta logo ap√≥s as provas do Enem 2016.

 

P√Ęmela, Diego e Daniel conquistaram vagas na UFMG e Puc Minas

Foto: Divulgação ACS/FJP

 

 

 

Assessoria de Comunicação | Fundação João Pinheiro

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | www.fjp.mg.gov.br

Informa√ß√Ķes para a imprensa: (31) 3448-9561 / 3448-9588

Siga a FJP no Twitter: https://twitter.com/_fjp_

Acompanhe a FJP no Facebook: http://www.facebook.com/fjpoficial