BH tem nove postos para recadastramento biométrico de eleitores

Os eleitores de Belo Horizonte têm à disposição nove postos para fazer o recadastramento biométrico. De segunda a sábado, o eleitor pode procurar as Centrais de Atendimento (em Lourdes, na Cidade Nova, no Barreiro e em Venda Nova) e o posto instalado no andar térreo do prédio anexo do TRE-MG, que funcionam das 8h às 17h. Há, ainda, os postos da Justiça Eleitoral instalados na Câmara Municipal e no Fórum Lafayette, que atendem de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. No TRT, o eleitor pode ser atendido por agendamento (pelo site do TRE ou pelo Disque-Eleitor – 148) de segunda a sexta, das 9h às 17h. Confira todos os endereços.

Além dos postos fixos, o eleitor também pode ser atendido no ônibus TRE Aqui, que fica no estacionamento coberto G2 do Minas Shopping (Avenida Cristiano Machado, 4.000, Bairro União) até o dia 23 de março (quarta-feira da Semana Santa). O ônibus atende de segunda a sábado, das 10h às 18h.

Os serviços da Justiça Eleitoral (alistamento, transferência de título, alteração de dados, transferência para uma seção de fácil acesso, recadastramento biométrico) podem ser buscados até o dia 4 de maio, quando o cadastro eleitoral fecha e só reabre após as eleições. É importante lembrar que o eleitor só pode buscar os serviços na cidade onde vota ou pretende votar. Ou seja, quem é eleitor de Betim ou Contagem, por exemplo, não pode ser atendido em Belo Horizonte.

Embora o recadastramento biométrico ainda não seja obrigatório nas grandes cidades de Minas, o TRE incentiva o eleitor a comparecer para ser identificado com mais segurança em 2016. Na Capital, mais de 130 mil eleitores já estão identificados biometricamente desde setembro de 2015 até o final da segunda semana de março de 2016. Em Minas Gerais, já são mais de um milhão desde o início da coleta biométrica no Estado, em 2009.

Documentação

Quem for fazer o recadastramento biométrico deve levar um documento de identificação oficial com foto e um comprovante de endereço. Para tirar o título pela primeira vez, a carteira de motorista e o passaporte não serão aceitos, por não terem todos os dados necessários à identificação do cidadão. Para os homens maiores de 18 anos, é necessário também apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar para fazer a sua inscrição eleitoral.

Mais informações: 148 (Disque-Eleitor), das 7h às 19h de segunda a sexta e das 8h às 17h aos sábados.

Saiba mais sobre a biometria em Minas.

Siga-nos no Twitter.

Curta nossa página no Facebook.