Imprimir

Em plataforma exclusiva Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro apresenta nova edi√ß√£o do √ćndice Mineiro de Responsabilidade Social

Data de publicação .

Ouro Preto, na região Central do Estado, obteve a melhor posição entre os 853 municípios de Minas Gerais

 

A Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro lan√ßou nesta quinta-feira, dia 17 de dezembro, a plataforma do √ćndice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS) - 2012. Calculado a cada dois anos para todos os 853 munic√≠pios de Minas Gerais, o IMRS agora possui uma plataforma exclusiva, de acesso amig√°vel e em formato que possibilita realizar atualiza√ß√Ķes constantes de dados e proceder as melhorias necess√°rias ao longo do tempo de forma tempestiva.

‚ÄúO IMRS √© um produto cont√≠nuo da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro, que existe desde 2004, e que est√° agora em uma vers√£o mais palat√°vel, de maneira que a ideia √© cumprir um dos objetivos da institui√ß√£o que √© trabalhar mais pr√≥xima das administra√ß√Ķes municipais, no sentido de assessor√°-las, munindo-as com informa√ß√Ķes‚ÄĚ, afirmou o presidente da FJP, Roberto Nascimento.

Al√©m do IMRS, a plataforma tamb√©m disponibiliza um perfil eletr√īnico municipal. Para a coordenadora do projeto, Maria Luiza de Aguiar Marques, al√©m do dinamismo proporcionado pelo novo formato de apresenta√ß√£o do IMRS, uma das novidades mais relevantes da plataforma √© exatamente a disponibiliza√ß√£o desse perfil municipal. ‚ÄúS√£o 40 p√°ginas para cada um dos 853 munic√≠pios, com coment√°rios e an√°lises sobre indicadores selecionados‚ÄĚ, observou.

O IMRS apresenta, ainda, mais de 600 indicadores, para os anos de 2000 a 2014, referentes √†s dimens√Ķes utilizadas no c√°lculo do √ćndice e ainda √† demografia. ‚Äú√Č importante ressaltar que o nosso √ćndice reflete a responsabilidade social espec√≠fica do setor p√ļblico. Mais do que isso, √© neess√°rio entender que existem responsabilidades das diferentes esferas de governo, ent√£o n√£o se trata apenas da responsabilidade do munic√≠pio, trata-se da administra√ß√£o p√ļblica de forma geral‚ÄĚ, explicou Maria Luiza.

Resultados - Ouro Preto, na região Central do Estado, obteve a melhor posição entre os 853 municípios de Minas Gerais. Na sequência do ranking, estão Itabirito (Central), Extrema (Sul), Catas Altas, Nova Lima, Congonhas e Itatiaiuçu (Central), Pains (Centro-Oeste), São João Batista do Glória (Sul) e Barão de Cocais (Central).

A classifica√ß√£o de Ouro Preto em primeiro lugar geral no IMRS 2012 reflete o desempenho relativo favor√°vel do munic√≠pio nas dimens√Ķes Cultura, Renda/Emprego e Finan√ßas P√ļblicas. Itabirito, que ocupa a segunda posi√ß√£o no √ćndice, apresentou bons resultados nas dimens√Ķes Renda/Emprego, Finan√ßas P√ļblicas, Sa√ļde e Cultura.¬†

Na 31¬™ posi√ß√£o do ranking geral do IMRS, Belo Horizonte teve destaque nas dimens√Ķes Renda/Emprego, Finan√ßas P√ļblicas e Sa√ļde. No recorte de cidades com mais de 100 mil habitantes, a capital mineira √© a terceira colocada, apresentando desempenhos menos favor√°veis nas dimens√Ķes de Meio Ambiente, Esportes/Turismo/Lazer e Seguran√ßa P√ļblica.

No ranking geral do Estado, os munic√≠pios que ocuparam as √ļltimas posi√ß√Ķes foram Bert√≥polis (Jequitinhonha/Mucuri), Santa Efig√™nia de Minas (Rio Doce), Cris√≥lita, Santa Maria do Salto e Palm√≥polis (Jequitinhonha/Mucuri), Mirav√Ęnia (Norte), S√£o Jo√£o das Miss√Ķes (Norte), √Āgua Boa (Rio Doce), Espinosa (Norte) e Capit√£o Andrade (Rio Doce).

Na lista das 37 cidades com população entre 50 mil e 100 mil habitantes, Ouro Preto aparece em primeiro lugar, seguida por Nova Lima, Congonhas, Lagoa Santa, Mariana (todas na região Central), Itajubá (Sul), Formiga (Centro-Oeste), Guaxupé (Sul), Pedro Leopoldo (Central) e São Sebastião do Paraíso (Sul).

 

Em movimento contr√°rio, Ponte Nova, Una√≠, Paracatu, Par√° de Minas, Ituiutaba, Frutal, Jana√ļba, Janu√°ria, S√£o Francisco e Esmeralda s√£o os munic√≠pios que possuem entre 50 mil e 100 mil habitantes que registraram os desempenhos menos favor√°veis.

 

No ranking dos 477 municípios com até 10 mil habitantes, Catas Altas (Central) aparece em primeiro lugar, seguida por Pains (Centro-Oeste), São João Batista do Glória (Sul), Capitólio (Sul), Rio Doce (Zona da Mata), Serra da Saudade (Central), Ijaci (Sul), Confins (Central), Guarda-Mor (Noroeste) e São Vicente de Minas (Sul).

 

Os desempenhos mais desfavor√°veis entre cidades com at√© 10 mil habitantes foram registrados para Bert√≥polis (Jequitinhonha/Mucuri), Santa Efig√™nia de Minas (Rio Doce), Cris√≥lita (Jequitinhonha/Mucuri), Santa Maria do Salto (Jequitinhonha/Mucuri), Palm√≥polis (Jequitinhonha/Mucuri), Mirav√Ęnia (Norte), Capit√£o Andrade (Rio Doce), Faria Lemos (Mata), Galil√©ia (Rio Doce) e Pav√£o (Jequitinhonha/Mucuri).

 

IMRS - Criado pela Lei Estadual n¬ļ 15.011, de 2004, o √≠ndice se prop√Ķe a medir a responsabilidade social conjunta das tr√™s esferas de governo. Para calcular o IMRS foram selecionados indicadores que retratam as prioridades de pol√≠ticas e programas p√ļblicos, bem como a situa√ß√£o existente e os esfor√ßos empreendidos para alter√°-la, considerando as dimens√Ķes sa√ļde, educa√ß√£o, seguran√ßa p√ļblica, assist√™ncia social, meio ambiente, saneamento/habita√ß√£o, cultura, esporte/turismo/lazer, renda/emprego e finan√ßas municipais. O IMRS √© uma m√©dia ponderada dos √≠ndices obtidos nessas dimens√Ķes. A edi√ß√£o do IMRS-2012 atualiza e amplia a base de dados da edi√ß√£o anterior (IMRS-2010), al√©m de apresentar mudan√ßas em sua composi√ß√£o e na metodologia do c√°lculo, visando o seu aperfei√ßoamento.

‚ÄúEste √© um material muito rico e sua utiliza√ß√£o certamente permitir√° que os munic√≠pios conduzam melhor suas atividades cotidianas, planejem mais e melhor e, como o √ćndice √© cont√≠nuo, avaliem as a√ß√Ķes realizadas‚ÄĚ, concluiu Roberto Nascimento.

Acesse as tabelas com ranking de municípios.  

 

Ana Paula Salej, diretora do Centro de Estudos de Pol√≠ticas P√ļblicas da FJP; Roberto Nascimento, presidente da FJP; Maria Luiza de Aguiar Marques, pesquisadora da FJP e coordenadora do projeto

 

Plataforma do √ćndice Mineiro de Responsabilidade Social - IMRS 2012

http://imrs.fjp.mg.gov.br/

*As vers√Ķes para impress√£o do perfil e download de dados estar√£o dispon√≠veis a partir de 21/12/15.

** Também disponível para dispositivos móveis

 

Assessoria de Comunicação | Fundação João Pinheiro

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | www.fjp.mg.gov.br

Informa√ß√Ķes para a imprensa: (31) 3448-9561 | 3448-9588

 

Siga a FJP no Twitter: https://twitter.com/_fjp_

Acompanhe a FJP no Facebook: http://www.facebook.com/fjpoficial