Imprimir

Obra inédita de viajante alemão do século XIX é lançada pela Fundação João Pinheiro

Data de publicação .

Publica√ß√£o da Cole√ß√£o Mineiriana re√ļne manuscritos, desenhos e mapas produzidos pelo comerciante Ernst Hasenclever em 1839

 

Nesta quinta-feira, 17 de dezembro, a Fundação João Pinheiro irá lançar o livro Ernst Hasenclever e sua viagem às províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Resultado de dois anos de um intenso trabalho de pesquisa e tradução, a obra é parte do programa editorial da FJP, Coleção Mineiriana. O lançamento acontece das 18h às 21h, na Livraria Ouvidor (Rua Fernandes Tourinho, 253 - Savassi).

 

Fruto de parceria e coopera√ß√£o t√©cnica com a historiadora e professora da Universidade de Col√īnia, na Alemanha, D√©bora Bendocchi Alves, que assina a organiza√ß√£o da obra, a publica√ß√£o √© composta por relatos, mapas e desenhos in√©ditos produzidos em 1839 pelo comerciante alem√£o que d√° nome ao livro, apresentando tamb√©m estudos cr√≠ticos com informa√ß√Ķes biogr√°ficas e hist√≥ricas.

 

Em sua estadia de pouco mais de seis anos no Brasil, quando realizou viagens pelo interior do Rio de Janeiro, S√£o Paulo, Minas Gerais e por algumas prov√≠ncias do Nordeste, Ernst Hasenclever deixou suas impress√Ķes registradas em dez cadernos e em um vasto conjunto de desenhos, a l√°pis, dos lugares e paisagens que visitou. Esse pequeno conjunto documental √© de grande relev√Ęncia para o conhecimento do pa√≠s na primeira metade do s√©culo XIX e a obra, ora editada, dever√° impulsionar novos estudos e publica√ß√Ķes.

 

A decis√£o de editar separadamente os quatro di√°rios da viagem do Rio de Janeiro a Minas Gerais, realizada em 1839, coube ao produtor cultural e artista gr√°fico Edson Brand√£o e √† historiadora Maria Marta Ara√ļjo, coordenadora da Cole√ß√£o Mineiriana, que destacam em um dos estudos cr√≠ticos que integram o livro, a import√Ęncia dos relatos e desenhos de Ernst Hasenclever para a iconografia mineira. De acordo com eles, o recorte dado √† viagem a Minas condiz com a inten√ß√£o do autor que, inspirado por Goethe e pelos chamados grand tourists da virada do s√©culo XVIII para o XIX, buscou fazer, com toques liter√°rios e jornal√≠sticos, um relato coeso de sua fascinante e curiosa viagem √† prov√≠ncia das minas de ouro, em tudo conforme ao g√™nero das narrativas de viagem, t√£o apreciado em sua √©poca.

 

Destaques - A tradução dos diários de Hasenclever foi um trabalho extremamente difícil, uma vez que foram escritos em Kurrentschrift (antiga escrita alemã) e exigiu do tradutor e especialista em história de Minas Gerais, professor Friedrich Renger, um minucioso trabalho de cotejamento com os originais e de inserção de notas explicativas ao longo de todo o texto.

 

Al√©m de assinar o importante estudo que contextualiza as companhias inglesas de minera√ß√£o do ouro em Minas, objeto principal das visitas realizadas pelo viajante, Renger descobriu e traduziu tamb√©m um conjunto de cartas entre Hasenclever e o cientista Peter Lund, as quais constam da publica√ß√£o, assim como uma correspond√™ncia, escrita originalmente em ingl√™s pelo viajante, em que se contrap√Ķe √†s not√≠cias que circulavam na Inglaterra, √† √©poca, sobre poss√≠veis maus tratos aos escravos da mina inglesa de Gongo Soco.

 

Cole√ß√£o Mineiriana - Com 43 t√≠tulos publicados desde 1993, a Cole√ß√£o Mineiriana √© constitu√≠da por edi√ß√Ķes atualizadas de manuscritos in√©ditos dos s√©culos XVIII, XIX e XX, obras fundamentais de refer√™ncia √† pesquisa, tradu√ß√Ķes de textos de viajantes in√©ditos em portugu√™s, reedi√ß√Ķes revistas de obras cl√°ssicas e de raridades bibliogr√°ficas da historiografia mineira, al√©m de estudos e ensaios sobre temas relevantes para o conhecimento de Minas Gerais, seus munic√≠pios e regi√Ķes.

 

 

Lançamento do livro Ernst Hasenclever e sua viagem às províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais

Data: 17 de dezembro

Horário: 18h às 21h

Local: Livraria Ouvidor Savassi (Rua Fernandes Tourinho, 253 - Savassi)

Informa√ß√Ķes: O endere√ßo de e-mail address est√° sendo protegido de spambots. Voc√™ precisa ativar o JavaScript enabled para v√™-lo.

Valor do livro: R$ 56

 

 

Assessoria de Comunicação | Fundação João Pinheiro

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | www.fjp.mg.gov.br/

 

Siga a FJP no Twitter: https://twitter.com/_fjp_

Acompanhe a FJP no Facebook: http://www.facebook.com/fjpoficial